O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA PORTUGUESA

DIARIO DA CAMARA DOS DEPUTADOS

6.ª SESSÃO

EM 5 DE SETEMBRO DE 1911

SUMMARIO.- Approva-se a acta. - Lê-se o expediente. - É proclamado Deputado, eleito por Margão, o Sr. José Miguel Lamartine Prazeres da Costa.

Antes da Ordem do dia. - É approvado o projecto que torna extensivas ás sociedades e empresas as disposições legaes com respeito a adeantamentos. - Os Srs. José Montez, Moraes Rosa, Alexandre de Barros, Affonso Costa e Santos Moita occupam-se do projecto relativo aos conspiradores. - Sobre questões coloniaes, em debate generalizado, fazem considerações os Srs. Freitas Ribeiro, Paiva Gomes, Brito Camacho, França Borges, Lopes da Silva e Sá Pereira. - O Sr. Manuel Bravo manda para a mesa um projecto de lei criando um lyceu nacional na Covilhã. - Requerem documentos os Srs. Amorim de Carvalho, Gastão Rodrigues Carlos Olavo e Franca Borges. - Entre os Srs. Simas Machado e Antonio José de Almeida trata-se da politica de Barcellos. - O Sr. Jorge Nunes apresenta um projecto de lei, para o qual requereu urgencia, suspendendo a execução dos artigos 8.º e 9.° do decreto de 4 de maio de 1911. Usam da palavra o apresentante e os Srs. Joaquim Ribeiro e Affonso Costa, marcando-se a discussão para o dia immediato. - O Sr. Julio Martins, em negocio urgente, propõe que se crie e regulamente uma segunda epoca extraordinaria de exames nos lyceus no proximo mês de outubro. Apresentam-se diversas propostas e usam da palavra os Srs. Matos Cid, Adriano Gomes Pimenta, França Borges, Ministro do Fomento (Sidonio Paes), Germano Martins, Helder Ribeiro, Francisco José Pereira, Brito Camacho, Casimiro de Sá e Affonso Palla, sendo approvada a proposta com alguns additamentos. - Sobre a lei dos duodecimos, fazem considerações os Srs. Angelo Vaz, Affonso Costa e França Borges, respondendo-lhes o Sr. Ministro das Finanças (Duarte Leite).

Ordem do dia. - Elege-se um vogal para a commissão administrativa.

Antes de se encerrar a sessão. - Fazem uso da palavra para explicações os Srs. Simas Machado, Carvalho Mourão e Antonio José de Almeida. - Encerra-se a sessão as 6 horas e 40 minutos da tarde, e marca-se a immediata para o dia seguinte a hora regimental.