O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA PORTUGUESA

DIARIO DA CAMARA DOS DEPUTADOS

8.ª SESSÃO

EM 7 DE SETEMBRO DE 1911

SUMMARIO. - Antes da ordem do dia. - Chamada e abertura da sessão. - Leitura e approvação da acta. - Dá-se conta do expediente. - O Sr. Presidente (Forbes de Bessa) dá conta á Camara doe nomes dos membros nomeados por S. Exa. para a commissão de contas publicas. - O Sr. Deputado Carvalho Araujo justifica e apresenta um projecto de lei relativo á classe dos aspirantes a machinistas navaes. - O Sr. Deputado Amorim de Carvalho refere-se a factos passados na Alfandega do Porto. - O Sr. Deputado Celorico Gil apresenta a substituição do artigo 81.° do Regimento. - O Sr. Deputado Bissaia Barreto justifica um projecto de lei que apresenta e diz respeito ao Hospital de Castanheira de Pêra. - Refere-se o Sr. Deputado Lopes, da Silva ao exercicio illegal da medicina no país. - O Sr. Deputado Helder Ribeiro occupa-se da questão do ensino industrial na Covilhã. Responde-lhe o Sr. Ministro do Fomento (Sidonio Paes). - O Sr. Deputado Caldeira Queiroz propõe que a mesa seja encarregada de dar a ultima redacção aos projectos e propostas approvados. - Usa da palavra o Sr. Deputado Aresta Branco, sendo a proposta approvada. - O Sr. Deputado Affonso Costa interroga o Sr. Ministro da Guerra sobre a acção dos conspiradores monarchicos. Responde-lhe o Sr. Ministro da Guerra (Pimenta de Castro). - O Sr. Deputado João Gonçalves deseja que se faça cumprir a lei dos cereaes, promettendo providencias o Sr. Ministro do Fomento (Sidonio Paes). - Occupa-se o Sr. Deputado Ramada Curto dos factos succedidos com um official do exercito no Porto. Responde-lhe o Sr. Ministro da Guerra (Pimenta de Castro). - Enviam requerimentos para a mesa os Srs. Deputados Padua Correia, Augusto José Vieira, Santas Moita e José Francisco Coelho.

Ordem do dia. - O Sr. Deputado Bissaia Barreto propõe, sendo approvado, que na primeira parte da ordem do dia se proceda ás eleições das commissões de finanças e petições. - O Sr. Presidente (Forbes de Bessa) interrompe a sessão por dez minutos. Reaberta a sessão, procede-se á chamada para a eleição simultanea das referidas commissões. - O Sr. Deputado Brito Camacho pergunta se o grupo parlamentar socialista pediu representação nas commissões eleitas. - Fala, para explicações, o Sr. Deputado Alfredo Ladeira. - O Sr. Deputado Santos Moita requer autorização para a commissão de finanças se reunir. - Usa da palavra o Sr. Deputado Sá Pereira. - O Sr. Presidente (Forbes de Bessa) declara esperar que este Sr. Deputado explique algumas palavras que pronunciou. - Usa novamente da palavra o Sr. Deputado Sá Pereira. - Fala o Sr. Deputado Manuel José da Silva. Interferem no incidente alguns Srs. Deputados, dando-se este por liquidado por proposta do Sr. Deputado Jorge Nunes. - Entra em discussão o projecto de lei suspendendo os artigos 8.° e 9.° do decreto de 4 de maio de 1911. - Usam da palavra sobre a generalidade do projecto os Srs. Deputados Amorim de Carvalho, França Borges, Julio Martins e Celorico Gil. - Fala o Sr. Ministro das Finanças (Duarte Leite). - Apresentam diversas considerações os Srs. Deputados Alexandre de Barros e Emidio Mendes, e o Sr. Ministro das Finanças. - Não é considerado urgente o assunto a que desejava referir-se o Sr. Deputado José Barbosa. - Fala o Sr. Deputado Santos Moita sobre o incidente occcrrido, a que se referem tambem os Srs. Deputados Manuel José da Silva e Affonso Costa. - E encerrada a sessão.