O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA.

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

18.ª SESSÃO

EM 26 DE DEZEMBRO DE 1911

SUMÁRIO. -Antes da ordem do dia. - Chamada e abertura da sessão -Leitura e aprovação da acta. - Dá-se conta do expediente - O Sr. Presidente (Aresta Branco) chama a atenção da Câmara para um ofício enviado pelo Sr. Presidente do Senado, em que se pede a devolução do projecto sôbre azeites.- Usam da palavra os Srs. Deputados Jacinto Nunes e Carneiro Franco, que apresenta uma proposta.-O Sr. Presidente recorda o artigo 26.º da Constituição. - Falam os Srs. Deputados Lopes da Silva, Bôto Machado, França Borges, que apresenta uma proposta, Casimiro de Sá, Álvaro Poppe, Jacinto Nunes, Ramada Curto, Bôto Machado, que apresenta outra proposta, José Barbosa, que justifica a sua moção de ordem, e Américo Olavo, que requere que a matéria se se por discutida. Falam ainda os Srs. Deputados José Barbosa, Brito Camacho e Germano Martins. - O Sr. Presidente dá à Câmara alguns esclarecimentos.- Continua a leitura do expediente -O Sr. Ministro das Colónias (Freitas Ribeiro) pede que lhe seja reservada a palavra para a próxima sessão. - Envia para a mesa propostas de lei o Sr. Ministro da Marinha (Celestino de Almeida) - Fala, para um negócio urgente, o Sr. Deputado Baltasar Teixeira. - Refere-se à extinção do liceu de Ponte do Lima o Sr. Deputado Manuel Bravo. Respondendo-lhe o Sr. Ministro do Interior (Silvestre Falcão), e sendo aprovado o projecto de lei que aquele Sr Deputado apresentara - Enviam requerimentos para a mesa os Srs. Deputados Ramos Pereira e França Borges e um projecto de lei o Sr. Deputado Matos Cid.

Ordem do dia (primeira parte): Devendo entrar em discussão o projecto de lei n.° 16, é êste retirado da discussão pelo seu autor Segunda parte: (Orçamento das colónias 17-B). É aprovado sem discussão na generalidade. - Fala o Sr Deputado José Barbosa a quem respondem os Srs. Ministros das Colónias (Freitas Ribeiro) e das Finanças (Sidónio Paes). - O Sr. Deputado Fernando de Macedo invoca o Regimento.- Usam da palavra os Srs. Deputados Simas Machado e Gouveia e Silva, sendo a sessão prorrogada. Falam por fim os Srs. Deputados Simões Raposo e Manuel Bravo, sendo a sessão encerrada.