O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

116.ª SESSÃO

EM 21 DE MAIO DE 1912

SUMÁRIO. - Abre-se a sessão, lê-se e aprova-se a acta. Segundas leituras de projectos publicados no Diário ao Governo. - O Sr. Deputado António Granjo ocupa-se da transferencia do oficial do registo civil em Trancoso, da sindicância à Penitenciária, da instrução militar em Chaves e do assoriamento do Tâmega naquela vila.- O Sr. Deputado Francisco Cruz refere-se à situação do pároco colado em Coruche - O Sr. Deputado Pimenta de Aguiar apresenta uma proposta revogando o artigo 120.° do Regimento, requerendo o Sr. Deputado Manuel Bravo para essa proposta urgência e dispensa regimental, o que foi aprovado.- A Câmara rejeita uma proposta do Sr. Deputado Adriano Pimenta para que se interrompa a sessão até que o Govêrno se encontre representado.- A proposta do Sr. Deputado Pimenta de Aguiar é discutida pelos Srs. Deputados Manuel Bravo, Álvaro Poppe, Afonso Pala, José Barbosa e Brito Camacho, ficando pendente.- São mandados para a mesa pareceres sôbre os projectos n.ºs 212-H, 127-B e 123-T, que foram mandados imprimir.- O Sr. Deputado Vitorino Guimarães apresenta o parecer sôbre o orçamento de despesas do Ministério do Fomento.

Ordem do dia (Código Administrativo). Usam da palavra e apresentam propostas os Srs. Deputados Jacinto Nunes, Silva Ramos, Barbosa de Magalhães e Caldeira de Queiroz Ficou pendente.- O Sr. Deputado Nunes Ribeiro apresenta um parecer da comissão de correios e telégrafos, que foi mandado imprimir. - É aprovado um requerimento do Sr. Deputado Eduardo de Almeida para que era uma das próximas sessões entre em discussão o projecto sôbre o pagamento aos professores do liceu de Guimarães. - O Sr. Deputado Morais Rosa manda para a mesa um projecto referente às impressões da Academia das Sciências de Portugal.

Na, segunda parte da ordem do dia, continuam a discutir-se conjuntamente os projectos n.ºs 111 e 159 (colonização em Angola), usando da palavra os Srs. Deputados Camilo Rodrigues, Caetano Gonçalves, Freitas Ribeiro, Ezequiel de Campos e Lopes da Silva.

Antes de se encerrar a sessão, o Sr. Pereira Vitorino insta por que se realize uma sua interpelação ao Sr Ministro do Interior, e o Sr Deputado Manuel Bravo refere-se a sindicâncias no concelho de Trancoso e censura a ausência do Govêrno. Encerra-se a sessão às 19 horas e 10 minutos, e marca-se a imediata para o dia seguinte.