O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

123.ª SESSÃO

EM 30 DE MAIO DE 1912

SUMÁRIO. - Faz-se a chamada. - Lê-se a acta - Faz-se segunda chamada. - Aprova-se a acta e dá-se conta do expediente. - Faz-se a segunda leitura dum projecto de lei do Sr. Deputado Matos Cid. - O Sr. Deputado Nunes Ribeiro apresenta um parecer da comissão de marinha, que foi mandado imprimir.- Entre os Srs. Deputados Alexandre de Barros e Ministro do Interior (Silvestre Falcão) trocam-se explicações acêrca duma sindicância ao inspector primário de Guimarães. - Foi rejeitada uma proposta do Sr. Deputado Cunha Macedo para que nesse dia houvesse sessão nocturna, usando da palavra, alêm do proponente, os Srs. Deputados Moura Pinto e Alexandre de Barros. - O Sr. Deputado Alfredo Ladeira troca explicações com o Sr. Ministro do Interior (Silvestre Falcão) acêrca da greve dos eléctricos. - Aprova-se uma resolução do Senado para se incluir na lista dos revolucionários civis mais um que mostrou ter direito à inclusão. - Requere documentos o Sr Deputado Ramos da Costa. - Apresenta uma declaração de voto o Sr Deputado Morais Rosa.

Primeira parte da ordem do dia. - Continuação da discussão do orçamento da despesa do Ministério do Fomento. - O Sr. Deputado Brito Camacho dá algumas informações sôbre a impossibilidade de nesse dia entrar na discussão do Orçamento, intervindo os Srs. Deputados Mendes de Vasconcelos e Afonso Costa.- Entrando-se na discussão do projecto, usam da palavra os Srs. Deputados Gastão Rodrigues, Jorge Nunes, Ramos da Costa, Ministro do Fomento (Estevão de Vasconcelos), Aquiles Gonçalves e Cunha Macedo, que fica com a palavra reservada.

Segunda parte da ordem do dia. - Discussão do projecto n.° 212 - promoções na arma de infantaria. - Usam da palavra os Srs. Deputados Valente de Almeida, Morais Rosa, Cunha Macedo, Balduino Seabra e Jorge Nunes. Fica pendente.- É autorizada a comissão de administração pública a reùnir durante a sessão.- O Sr. Deputado Jacinto Nunes apresenta um parecer da comissão de infracções. - O Sr. Deputado António Maria da Silva manda para a mesa um parecer da comissão de obras públicas.- O Sr. Deputado Victorino Guimarães apresenta uma declaração da comissão de finanças.

Antes de encerrar a sessão - O Sr Deputado Manuel Bravo manifesta o desejo de que a comissão de justiça apresente com urgência o seu parecer sôbre o projecto de acumulações. - O Sr. Deputado Morais Rosa pede providencias para as obras de que necessitam as instalações dos túmulos de D. Pedro I e D. Inês de Castro no Mosteiro de Alcobaça, respondendo-lhe o Sr. Ministro do Fomento (Estêvão de Vasconcelos). - Encerra-se a sessão às 19 horas, marcando-se a imediata para o dia seguinte.