O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

142.ª SESSÃO

EM 22 DE JUNHO DE 1912

SUMÁRIO. - Abre-se a sessão com a presença de 53 Srs. Deputados, estando o Govêrno representado. É lida a acta, que foi aprovada quando houve número para deliberar. - O Sr. Ministro das Colónias (Cerveira de Albuquerque) refere notícias telegráficas com respeito aos acontecimentos de Timor, e troca explicações com o Sr. Gouvêa Pinto sôbre assuntos da Índia. - O Sr. Jacinto Nunes faz uma rectificação à acta. - O Sr. Dias da Silva faz uma declaração referente ao décimo pertence do projecto de Código Administrativo.- Os Srs. Afonso Costa, António Granjo, Pimenta de Aguiar e Brito Camacho fazem declarações com respeito à nomeação da comissão parlamentar de defesa da República.- Lê-se o expediente. - Aprova-se a última redacção do projecto n.° 263. - O Sr. Fernando de Macedo faz diversas considerações sôbre a situação da guarda fiscal. - O Sr. Presidente lê os nomes dos Srs. Deputados que constituem a comissão parlamentar de defesa da República. - O Sr. Vitorino Godinho manda para a mesa um parecer da comissão de guerra, que foi mandado a imprimir, e o Sr. Vitorino Guimarães um outro, da comissão de finanças, sôbre o orçamento da guerra, que teve igual destino.

Primeira parte da ordem do dia (orçamentos de despesa).- Continua a discussão do orçamento do Ministério das Finanças, que se conclui, usando da palavra os Srs. Alexandre de Berros, Sidónio Pais, Inocêncio Camacho, Ministro das Finanças (Vicente Ferreira), Cunha Macedo, Freitas Ribeiro, Carlos Olavo, Álvaro de Castro Philemon de Almeida, Sá Pereira e José Barbosa. - Passa-se ao orçamento do Ministório das Colónias, ficando a discussão pendente depois de usarem da palavra os Srs. Camilo Rodrigues, Brito Camacho, Ministro das Colónias, (Cerviera de Albuquerque), Afonso Costa, Pereira Cabral, Álvaro Poppe e José Barbosa.

Segunda parte da ordem do dia.- Continua a discussão sôbre o projecto dum pôrto franco em Lisboa. Usa largamente da palavra, ficando com ela reservada, o Sr. Sidónio Pais. - Encerra-se a sessão às 18 horas e 45 minutos, marcando-se a imediata para as 21 horas do mesmo dia.