O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

3.ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 3.º PERÍODO DA 1.ª LEGISLATURA

1912-1913

EM 4 DE DEZEMBRO DE 1912

Presidência ao Exmo. Sr. Vítor José de Deus Macedo Pinto

Secretários os Exmos. Srs.

Jorge Frederico Velez Caroço
Eduardo de Almeida

Sumário. - Antes da ordem do dia. - Chamada e abertura da sessão. - Leitura e aprovação da acta. - Dá-se conta do expediente.- O Sr. Presidente (Macedo Pinto) propõe que se invista junto do Sr. Deputado renunciante Henrique de Sousa Monteiro, para o demover do seu propósito. - É autorizada a publicação no "Diário do Govêrno" da representação da Liga Republicana de Mulheres Portuguesas. - Usa da palavra o Sr. Deputado Jacinto Nunes, referindo-se aos operários corticeiros e respondendo-lhe o Sr. Ministro das Finanças (Vicente Ferreira).- O Sr. Deputado Alexandre de Barros refere-se ao ensino religioso nalguns institutos do norte.- O Sr. Deputado Caldeira Queiroz apresenta um projecto de lei restabelecendo as Landas regimentais.- Refere-se a um anúncio publicado no "Século" o Sr. Deputado Mendes de Vasconcelos. - O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Augusto de Vasconcelos) promete transmitir as considerações dos Srs. Deputados ao seu colega do Interior. - O Sr. Francisco José Pereira manda para a mexa uma representação da Câmara de Benavente.- O Sr. Deputado Marques da Costa refere-se a assuntos de pesca na costa de Aveiro. - É autorizada a reùnir a comissão de finanças. - O Sr. Deputado António Leitão apresenta um projecto de lei. - O Sr. Deputado Nunes Ribeiro apresenta um parecer da comissão de marinha. - Enviam para a mesa requerimentos, os Srs. Deputados Matos Cid, Caldeira Queiroz e Ezequiel de Campos; uma nota de interpelação, o Sr. Deputado Mesquita de Carvalho; um aditamento, o Sr. Ministro da Marinha, e uma renovação de requerimento o Sr. Deputado Carvalho Araújo.

Ordem do dia. - (Eleição de comissões) O Sr. Deputado Marques da Costa renova a sua proposta de 18 de Maio, subdividindo a comissão de finanças. - O Sr. Deputado Aresta Branco propõe que seja de nove o número de membros da comissão do Orçamento. É aprovada a proposta do Sr. Deputado Marques da Costa, com a emenda do Sr. Deputado Aresta Branco. - São sucessivamente deitas comissões de guerra, de negócios eclesiásticos, de legislação civil, de legislação criminal e de legislação operária. Procede-se à eleição simultânea das comissões de obras públicas, de negócios estrangeiros e internacionais, de colónias, de Inseririas e de marinha.

É a sessão encerrada.

Abertura da sessão às 14 horas e 55 minutos.

Presentes 80 Srs. Deputados.

São os seguintes:

Adriano Gomes Ferreira Pimenta.
Adriano Mendes de Vasconcelos.
Afonso Ferreira.
Alberto Souto.
Alexandre Augusto de Barros.
Alfredo Balduíno de Seabra Júnior.
Alfredo Djalme Martins de Azevedo.
Alfredo Maria Ladeira.
Álvaro Nunes Ribeiro.
Álvaro Poppe.
Amílcar da Silva Ramada Curto.
Ángelo Vaz.
António Alberto Charula Pessanha.
António Albino Carvalho Mourão.
António Aresta Branco.
António Augusto Pereira Cabral.
António Barroso Pereira Vitorino.
António Cândido de Almeida Leitão.
António Joaquim Ferreira da Fonseca.
António Joaquim Granjo.
António José Lourinho.