O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CAMARA DOS DEPUTADOS

127.ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 3.° PERÍODO DA 1.ª LEGISLATURA

1912-1913

EM 13 DE JUNHO DE 1913

(NOCTURNA)

Presidência do Exmo. Sr. José Augusto de Simas Machado

Secretários os Exmos. Srs.

Jorge Frederico Velez Caroço
Pedro Januário do Vale Sá Pereira

Sumário. - Abre a sessão com a presença de 58 Deputados, estando o Govêrno representado pelos Srs. Presidente do Ministério e Ministros das Finanças (Afonso Costa) e do Fomento (António Maria da Silva).

É lida a acta da sessão diurna. Não havendo número para a votação, procede-se à segunda chamada, a que respondem 63 Deputados. É aprovada a acta. Tendo o Sr. Celorico Gil manifestado dúvidas sôbre a exactidão da contagem, suscita-se um incidente, sôbre o qual se abre uma inscrição especial. Usam da palavra os Srs. Joaquim Ribeiro, Celorico Gil, Domingos Leite Pereira, que apresenta uma moção, Franca Borges, António José de Almeida, Ramada Curto, Júlio Martins, Correia Herédia, que apresenta uma moção, Manuel Bravo, que apresenta uma moção, Álvaro Poppe, João de Meneses, Tiago Sales e Brito Camacho, que apresenta uma moção. Os Srs. Correia Herédia, Manuel Bravo e Domingos Leite Pereira requerem autorização, que a Câmara concede para retirar as suas moções. É aprovada a moção do Sr. Brito Camacho.

Ordem da noite. - Discussão do projecto de lei n.° 197, autorisando o pagamento ao tesoureiro de finanças do concelho de Loures, António José Barbosa Hesende, da quantia de 1.123,224 escudos pela remuneração da cobrança dos impostos municipais nos anos económicos de 1911-1912 e 1912-1913). Usam da palavra os Srs. Presidente do Ministério e Ministro das Finanças (Afonso Costa), que apresenta uma proposta de emenda, e Celorico Gil. O Sr. Presidente declara esgotada a inscrição e anuncia que ia proceder-se à votação do projecto na generalidade. O Sr. Mendes de Vasconcelos requer e a contagem. Procedendo-se à chamada, verifica-se que estão presentes 49 Deputados, número insuficiente para votação.

Antes de se encerrar a sessão.- O Sr. Presidente do Ministério e Ministro das Finanças (Afonso Costa) faz diversas considerações sôbre a necessidade de se activarem os trabalhos da Câmara.

O Sr. Presidenta encerra a sessão às 23 horas e 55 minutos, marcando a imediata para segunda-feira, 16.

Abertura da sessão: às 22 horas.

Presentes: 63 Srs. Deputados.

São os seguintes:

Afonso Augusto da Costa.
Albino Pimenta de Aguiar.
Alexandre José Botelho de Vasconcelos e Sá.
Alfredo Guilherme Howell.
Alfredo Maria Ladeira.
Alfredo Rodrigues Gaspar.
Álvaro Poppe.
Álvaro Xavier de Castro.
Américo Olavo de Azevedo.
António Alberto Charula Pessanha.
António Amorim de Carvalho.
António Barroso Pereira Vitorino.
António Caetano Celorico Gil.
António França Borges.
António José de Almeida.
António José Lourinho.
António Maria da Silva.
António de Paiva Gomes.
António Valente de Almeida.
Augusto José Vieira.