O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CAMARA DOS DEPUTADOS

141.ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 3.º PERÍODO DA 1.ª LEGISLATURA

1912-1913

EM 25 DE JUNHO DE 1913

Presidência do Exmo. Sr. Guilherme Nunes Godinho

Secretários os Exmos. Srs.

Jorge Frederico Velez Caroço
Pedro Januário do Vale Sá Pereira

Sumário. - Abre a sessão com a presença de 62 Penhores Deputados, estancio o Govêrno represantodo, de principiarem os seus trabalhos, pelo Sr. Ministro do Interior (Rodrigo Rodrigues).

É aprovada a acta, lido o expediente, é admitida uma proposta de lei publicada no "Diário do Govêrno".

Antes da ordem do dia. - Sá o aprovados, com dispensa da última redacção, diversos pareceres e emendas vindas do Senado, sendo para estas dispensado o Regimento.

O Sr. Rodrigo Pontinha refere se ao parlamento de reparações feitas em algumas escolas primárias, sôbre que dá informações e promete providências o Sr. Ministro do Interior. - O Sr. Jacinto Nunes faz considerações sôbre a aplicação duma coima, sôbre a dissolução da mesa da Misericórdia de Tavira e sôbre as relações, em matéria de empréstimos, das câmaras municipais com a Companhia Geral do Crédito Predial, ter minando por mandar para a mesa, sôbre êste último assunto, um projecto de lei, que e aprovado com dispensa do Regimento e de última redacção, fazendo sôbre êle algumas considerações o Sr. Brito Camacho. - O Sr. Ministro do Interior dá informações sôbre diversos assuntos tratados na presente sessão e em outras Cessões, mandando para a mesa os documentos que lhes são referentes. Por último pede para que seja pôsto em discussão o parecer referente às Escolas Normais. - O Sr. Ministro das Colónias (Almeida Ribeiro) manda para a mesa uma proposta de lei. - O Sr. Ministro da Marinha (Freitas Ribeiro) apresenta uma proposta, de lei relativa à telegrafia sem fios, que é aprovada com dispensa do Regimento e da última redacção.

Documentos enviados para a mesa durante a sessão. - Propostas de lei - Pareceres - Requerimentos. - Pedido de licença.

Ordem do dia. Primeira parte. - Continua em discussão, na generalidade, o parecer n.° 83-F (Orçamento do Ministério das Colónias). Conclui o seu discurso o Sr. Vasconcelos e Sá, que ficará com a palavra reservada, e que termina por apresentar, escritas, umas preguntas ao Sr. Ministro das Colónias. Seguem-se no uso da palavra os Srs. Júlio Martins e Ministro das Colónias. A discussão fica pendente.

Ordem do dia. Segunda parte. - Conclui-se a discussão e a votação do parecer n.° 190 (Reorganização dos serviços agrícolas).

No final da discussão, o Sr. Tiago Sales protesta contra a forma, por que foi tratada a vinicultura do Sul, respondendo-lhe o Sr. Presidente do Ministério e Ministro das Finanças (Afonso Costa).

Antes de se encerrar a sessão. - O Sr. Tiago Sales reclama pela discussão do seu projecto sôbre vinhos.

Encerra-se a sessão às 18 e 40 minutos, marcando-se a imediata para as 21 horas do mesmo dia.

Abertura da sessão: às 15 horas.

Presentes: 62 Srs. Deputados.

São os seguintes:

Alberto Souto.
Alexandre Augusto de Barros.
Alfredo Maria Ladeira.
Alfredo Rodrigues Gaspar.
Álvaro Poppe.
António Alberto Charula Pessanha.
António Amorim de Carvalho.
António Aresta Branco.
António Barroso Pereira Vitorino.
António França Borges.
António Joaquim Ferreira da Fonseca.