O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

25.A SESSÃO ORDINÁRIA

1O13-1OJ4

EM 16 DE JANEIRO DE 1914

Presidência do Ex.mo

Secretários os Ex.'"os Srs.

Sr,.Vítor Hugo de Azevedo Coutinho

Baltasar de Almeida Teixeira Rodrigo Fernandes Pontinha

Sumário. — Abre a, sessão com a, presença de 48

ti lida a acta. Dá-se conta, do expediente. Procedendo-se à .se.ijunda chamada,, verijica-se a presença de 67 Srs. Deputados, ti aprovada, a acta,. São admitidos à discussão quatro projectos de lei. já publicadas no «Diário ds (:rovcrnon.

Antes da ordem do dia :

O Sr. Deputado Pramcivco Cruz refere-se a diversos factos ocorridos no concelho da Chamusca,, pedindo ao Sr. Presidente para, transmitir as suas considerações ao Sr. Ministro do tiomento.

O Sr. Deputado João de Meneses trata, da resolução da Câmara Municipal da. G-ua-rda, mandando abrir ao culto católico a capela do cemitério municipal dac/ucla cidade, que tinha sido secuLa'ri-zada, respondendo-lhe o Sr. Presidente do Ministério e Ministro das .Finanças (Afonso Costa).

O Sr. Deputado Manuel Bravo l/rata. da, .situação em que .fíj encontram, os alunos da ./.''acuidade de Medicina de Lisboa, que rccjuercrasm exames em Outubro, respondendo-Lite o Sr. Ministro da, Instrução Publitía (Sousa Júnior).

O Sr. Minixtro da- .Instrução Pública requcre a w f/envia, que a. Câmara concede, para, que seja/m incluídas na, primeira, par te da, ordem do dia da sessão de se/junda-feii-a, .'/.!) de Janeiro, as suas proposta,* de lci'ii.." õ—fí e n."(j—A, respectivamente, criando uma xcyunda época de c.carnes no ensino superior e tcrrn,ando definitivas as w,a-triculas p'rrivisó'rias de determinados alunos.

O Sr. Deputado Brito Cam,a,cli,o 'requere, e a Câmara ap'rova,,

tinviam documentos pa/ra. a, '/n,esa, os S'rs. Deputados .tiernando Macedo, Alberto Souto, ]''ranciscO J./uís Tavares, tizcquicl de Campo-s e Urbano lio-

Ordcm do dia :

(Continuação da discus-são do parecer n." :l.2,

sobre a proposta de lei n.n 9-D, in.antendo em, vi-

(Continuação da, discussão do parecer n.° 14, sfibre o projecto de lei n." líi-A., introduzindo al-rp.i.mas alterações na lei eleitora,!, de o de Jnl/io de :WÍH, reUitivamente ao recenseamento). — J;] rejeitada, a proposta de adiamento do Sr. l)e,pulado •João de Meneses, ti aprovado o projecto de lei no, fjcncralidàde. Passando-se à discussão 'na especialidade, usam da, 'palavra, sobre o arlifjo ."/.", os Srs. Deputados Ricardo Covões, c/ue apresenta uma

ponseca. ti rejeitada o, proposta de emenda, do Sr.. Deputado José Barbosa, ti aprovado o corpo do artif/o 1." E aprovado o § i." ti aprovada, a proposta de emendei, do Sr. heputado Joaquim liibei-ro. ti rejeilad.0 o § 2." E aprovada a, proposta, de substituição do § 2.", do Sr. Deputado Ricardo Covòes, salva n redacção, ti 'rejeitada a proposto.-do Sr. Deputado Jonc Barbosa,, relativa a um artif/o novo (o/rlhjo :l..n-A). ti aprovada a, proposta, do Sr. Deputado Hieardo Covnes, relativa a, um, ar ti f/o novo (artif/o .í."--A). Sobre o artigo 2.'-' usam, da palavra os Srs. /Deputados A:n,tónioG-ran-jo, que apresenta uma, proposta de emenda, Casi-miro i.lc Sã, que apresenta Uma proposta de emenda,; Germano Martins, que ajrresenta uma pró-posta de adita,m.cnto, Joaquim Brandão, que apresenta uma, proposta, de emenda, e Matou Cid, que apresenta, uma proposta de aditamento.
Antes de se encerrar a sessão. — O Sr.