O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14

Diário da Câmara dot Deputados

l Como tudo isto é doloroso e é triste! j Como tudo isto sanara na alma da, gente !

Mas por mim não transigirei. Serei implacável e irredutível. Lutarei sem descanso e sem tréguas. Irei ato onde for preciso ir.

Sr. Bcrmirdino Machado : esta hora não é festiva, bem o sabe. Pelo contrário, é cheia de preságios c amarguras. V. Ex.a veio encontrar a pátria portuguesa, a nossa grande mãe comum, com uma grande lágrima a bailar-lhe nos olhos e um grande clarão a iluminar-lhe a fronte. A lágrima atesta as desilusões e vicrnsiludes sofrida». O clarão <_ que='que' de='de' deixando-a='deixando-a' ex.a='ex.a' clarão='clarão' feito='feito' trevas.='trevas.' luz='luz' queimar='queimar' por='por' onde='onde' ponto='ponto' perdida='perdida' nem='nem' único='único' chega='chega' oxalá='oxalá' não='não' esperança.='esperança.' deslisar.='deslisar.' nas='nas' ser='ser' tam='tam' a='a' extraordinária='extraordinária' e='e' lágrima='lágrima' inacreditável='inacreditável' tornar='tornar' vá='vá' ao='ao' o='o' p='p' todo='todo' face='face' oxalá.='oxalá.' está='está' atitude='atitude' será='será' prestes='prestes' _6='_6' republicana='republicana' apagar-lhe='apagar-lhe' v.='v.' corrosiva='corrosiva'>

O orador não reviu.

O Sr. Machado Santos: — Sr. Presidente : ouvi ler atentamente o programa de acção ministerial. Programa de realizações imediatas, o vago da sua redacção consente que dele se diga que está harmónico com as aspirações nacionais de momento. Mas, porque ó vago, Sr. Presidente, ele pode prestar-se a que só levantem dúvidas na alma generosa e boa do povo acerca da imediata realização dos seus desejos soberanos. Ora, para que essas dúvidas se não levantem, indo ao encontro desse programa, eu tive a honra de enviar ontem para a mesa um projecto de lei de amnistia geral; pode o Governo perfilhá-lo imediatamente, começando assim a sua realização prática; pode portílhá-lo sem temer que algum risco dele advenha para a República, porque nele propositadamente se não trata dos crimes de deserção; para estes um indulto evitará que se diga que o regime cometeu excepções que são sempre odiosas, sem deixar contudo de se acautelar de que volvam ás .fileiras do exército alguns dos seus adversários mais irredutíveis. Encontra-se, portanto, nos casos de poder ser votado imediatamente por ambos, os lados da Câmara.

E também no sentido de ir ao encontro da realização imediata desse programa, que eu vou enviar para a mesa um outro projecto de lei modificando o decreto que

! regula o funcionamento das associações de classe.
í Sr. Presidente do Ministério: se à imposição nacional dum tal programa deve o encontrar-se V. Ex.a nas cadeiras do poder, perfilhando esses projectos de lei V. Ex.a dá-nos a garantia a todos nós (fé que as suas palavras de paz e de concórdia não foram simples flores de retórica para armar á galeria.
Como compreendo, Sr. Presidente, que, após a fadigosa lida da organização ministerial, o Sr. Hernardino Machado não tivesse tempo de elaborar um piograma diferente daquele que a opinião pública tam eloquentemente impôs, eu não mostrarei estranheza alguma por S. Ex.'1 nada nos dizer da sua futura acção no campo económico e no campo educativo.
Quanto á revisão da Lei da Separação do Estado das Igrejas, nesse ponto é que talvez S. Ex.;i pudesse ter sido mais explícito, dizendo-nos qual o seu parecer c o dos seus colegas no Ministério, sobre que artigos devia incidir desde já a atenção das Câmaras.
I)o*sde 1907 que estamos em revolução; e se até l í) K) ela tomou um carácter violento, por ser agora pacífica, não julgue o Governo que a revolução disponha por isso de menos prestígio ou de menos força.
J lá, portanto, que atender ás reclamações da opinião pública quando avisadamente se não prefira sair-lhes ao encontro.
; O rã, nestes momentos de convulsão social, não se brinca impunemente com essa opinião! Infelizmente para V. Ex.a, Sr. Bernardino Machado, a opinião pública não se encontra satisfeita com a solução da crise, pela forma como se constituiu o actual Minibtério. Não é só amnistia e tolerância que a voz do povo reclama; j é também moralidade e c. . . justiça!
Apesar de me merecerem grande consideração os homens que se sentam na bancada do Governo, o caso c que a proveniência política dalguns não deixa de ser suspeita para a opinião pública.