O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

44.A SESSÃO ORDINÁRIA

191O-10J4L-

EM 27 DE FEVEREIRO DE 1914

Presidência do Ex.ni° Sr. Vítor Hugo de Azevedo (Minho

Baltasar de Almeida Teixeira

Secretários os Ex."'os Srs.

Sumário.—Abre a sefusão com. a presença de •:I.O Srs. .Depulado».

./i1 lida a acta. .Dá-se corda do expediente. Tendo-se verificado a presença de 7$ Srs. Deputados, ó aprovado, a acta,, sobre a r/uai uso/iu da pf.Uc.ivTQ, os .Sra. De/miados Manuel Bravo e Jacinto Nunes. São ad mi t/i do s à discussão três pro/eetos de lei. já publicado* no «Diário do Governo».

Antes cia ordem cio dia:

O Sr. Deputado Carvalli.o Mon.rão, em «negócio urgente», faz diversas considerações a propósito dwni, telcr/rama do 'Sindicato doa Professores Pri márioS; sobre o atraso do pagamento aos professores primários do concelho de Mação, responden-do-l/ic o Sr. Ministro de Instrução Pública (So-•bral Cid).

O Sr. Deputado Tierno da Silva faz diversas considerações sobre a necessidade de. «e construir o caminho de ferro de Vila Viçosa a Eivas.

'Enviam doeu/mentos para a mc.ua os Srs. .'Deputados António Maria da Silva, Joaquim de Oliveira, João G-onealvGs. .Prazeres da Cosia, J.todrif/o Rodrigues, Amorim de Carvalho, G-aslão Rodri-i.jues c Almeida Ribeiro.

Ordem do dia.

Primeira parte :

(.Discussão das emendas do Senado ao projecto de lei, n." 2.I., desanexando a freguesia, de Alpiarça do concelho de Almeirim, para ficar constituindo •>i,m'concelho autónomo).— Usa da palavra o Sr. .Deputado Nunca Godinho. São rejeitadas as emenda* do Senado, qu,e constavam, duma nova redacção do (ir ti fj o •'!•.." c da rejeição dos artigos -5." c, ti.", rnan.tc'fido-se o texto do projecto aprovado pela Gamara, dos Deputado*.

(Discussão do parecer n." 270, nobre o projecto de lei do Sr. Deputado Adriano Gome* Pimenta, destinado a interpreLar a parte final, do § i." do artiyo B." da lei "de 24 de Dezembro de ÍS92}.— Ijtscain da palavra os Srs. 'Deputado* Jorge Nunes c Adr-iano Pimenta, ç/ne apresentam, propostas de emenda. São aprovadas as propôs Um d,e emenda

Rodrigo Fernandes Pontinha
dos Sefjunda parte :
(Discussão da moção do Sr. Deputado Matos Cid sobre o adiamento da discussão do projecto de lei n." 258-A., relativo ò, questão de Arn.baca) — Usam da' palavra' os STH. Ministro das Colónias (^Lisboa de Lirna) e Dc.putudo Brito Camacho. Jjj aprovada a moção do Sr. Deputado MOÀOS Cid.' li] aprovad-a a proposta do aditamento a es s '/noção, do Sr. Deputado Alexandre fáraya.
(.'Discussão, do parecer n." 2-75 sobre o projecto de lei n.° 199-D, vindo do Senado, com 'respeito à, r cor q animação do ensino normo.l prf.mári"). — O .Sr. Deputado Carvalho Mourão apresenta ejus-tifica uma questão prévio, do adiamento c/í/ccadini-íida e entra cm discussão. Usam da palavra sobre a c/ucstão prévia os Sr s. Deputadas João de 'D eus Ramos. M.inixtro de Instrução Púb/.if/i,, Carvalho Mourão e António Josú .Lovrinho. E rejeitado, a questão prévio, do Sr. Deptuado Carval,li.o Mourão. Usara da palavra, sobre o, ,ta diversas propostas de emendo, c s:/.d>s-titiàção, .'l.f.odrif/o Pontiri/i.a e António José Louri-nho, O Sr. Deputado Silvo, .Ramos requere a contagem. PrOccdcndo-sc ã chamada, verifica-se a presença de 70 Srs. Deputados, número ins'ii,ficiente para se tomarei», deliberações.