O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO ORDINÁRIA

1013-1014.-

EM 2 DE MARÇO DE 1914

Presidência do Ex.ni° Sr. Vítor Hugo de Azevedo Coutinho

'Secretários os Ex.mos Srs.

Baltasar de Almeida Teixeira Rodrigo Fernandes Pontinha

Sumário-—Antes da ordem, do dia.—.Fa.v--se a chamada c, abre a cessão com a presença de. 4.0 Srs. 'DAndados. .Lc-se o, acta,. Jjá-se contei do tíxpcdicnle, fiyurando entre os diversos documentos a earta em que o Sr. Miyuel Abreu mantêm a sua renúncia ao luf/o.r de Deputado.

E a acta aprovada, estando presentes 7S Sr s. Deputados.

E reconhecida a urf/ência do assunto sobre c/ue pedira a palavra o Sr. Machado Santos, decidin-do-sc que o projecto de lei de que ele consta vá à, respectivo, comi?,«ao.

Õ Sr. Barroso Dias ocupa-se dos concursos para aspirantes de finanças, -requerendo o Sr. Inocencio Camacho -a generalização do debate, o que ó aprovado.' Sobre este incidente falam os Srs. Joaquim de Oliveira, Jorije Nunes, Inocencio Camacho, Moura Pinto, P artilheiro Júnior, Dominr/os Leite Pereira. Joaquim de Oliveira, José 'Barbosa, Vaz G-uedes, Min/,8tro das Fina,ncas (Tomás Cabreira}, Barroso Dias, que apresenta uma proposta, Amo-rim de Carvalho, Francisco Crus, opinando o Sr. Ministro das .IJ'l/,nancas por que a proposta não tem razão de subsistir. .Falam os Srs. Inocencio Camacho, '.Viayo Sales, Pestana Júnior, que apresento, uma proposta,, Jacinto .Nunes, que justifico., a sua moção, Maios Cid, Jonje Nunes, Afonso Costa, que envio, para a, mesa uma proposta, e um 'requerimento.

Tendo o Sr. Afonso Costa, requerido prioridade para o, votação da sua mocff,o. o Sr. Jorf/e 'Nunes invoca o § único do artigo 55'." do .Rei/imcnlo. O Sr. Afonso Costa, esclarece a suo, intenção. O Sr. Jacinto Nunes invoca também, o .Rcfjimenlo •

Faz-se a contaf/cm. a, requerimento do Sr. João de Meneses, achando-se presentes 90 Srs. Deputados.

Usa da palavra -o Sr. Júlio Martins. Os Srs. Francisco .Pereira c Luis Derouet mandam para a mesa duas últimas redacções.

E rejeitada, a votação nominal para a moção do 1 Sr. Afonso Costa, que é aprovada.

Tem se/junda leitura, um projecto de lei-
Sobre um, negócio urgente (boatos propalado* no estranijciro sobre um pretendido acordo ralai.!, tio às coloniais portuguesas) feda o Sr. Mesquita CaroaiJi,o, que dirige trca pregunlas ao Sr. Ministro dos .íí!s-tranyeiros (Bernardino Machado). .Rex/>onde-l!/.e o Sr. Ministro dos Estrangeiros (Bernardino Afa-chadoj.
Sobre um, negócio urycnle (orçamento para a nossa representação na Exposição Panamá- Pacífico) fala o Sr. António Gr anjo. .Eesj>onde-lhe o Sr. Ministro dos Estrangeiros (Bernardino ?Ja-c/taâo).
Também sobre um neyócio urgente, relativo à cidade de Beja. fala, o Sr. Jacinto Niines, O Sr. Alexandre de Bo/rros insiste pela (I>,ac.u8-sao do, Lei da Separação do Estado das li/rejas; discussão do mesmo modo desejada, pelo Sr. Presidente do Ministério.
O Sr. Almeida .'Ribeiro estranha que o Sr. llles-quito, Co,rval/i,o se referisse em determinados lermos ao decreto que publicou relativo às colónias. .Responde este Sr. .Deputado.
O Sr. Presidente do Ministério (Bernardino í/achado} participa à Câmara a, dolorosa nótula, do falecimento do Sr. Senador Correio^ de Lentos, enaltecendo a memória, do extinto cm 'non/.e fio (ío-vêrno. Associam-se a esta manifesta<ã> o:; .'SV.S. Afonso Costa, Jacinto Nunes, Mesquita C t '.t t:< i iiio, João de Meneses, Tiaf/o Sales c G-crmano Aít>.,'H,ts, sendo aprovado um voto de sentimento fir^/ioi^lo pelo Sr. Presidente, c dcsif/nando-sc a />róm:-/.a sessão para qjaarta-fcira, em sinal de luin >'. por proposto, do Sr. Afonso Costa.
Papéis enviados para a mesa..— It,t'.