O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIARÍO DA CAMARÁ DOS DEPUTADOS

5O.A SESSÃO ORDINÁRIA

EM 9 DE MARÇO DE 1914

Presidência do Ex,mo Sr. Vítor Hugo de Azevedo Coutinlio

Baltasar de Almeida Teixeira

Secretários os Ex.mos Srs.

Sumário.— Feita a chamada, abre a sessão com a presença de 42 Srti. .Deputados. E lida a acta. .Dá-se conta do expediente- K aprovada a avia, ac/tando-se então 'presentes 76' Srs. .Deputados. O Sr. Simas Machado pede informações sobre a situarão do Sr. r/overnador de Macau. Responde o Sr. Ministro das Colónias f Lisboa de Lima). .&' autorizada a reanir durante a sessão a comissão de agricultura. O Sr. Carvalho Mourao acusa a Companhia, dos ./fósforos, pedindo providências para factos que aponta. O Sr. Helder 'Ribeiro refere-se, à 'Escola Industrial de Campou Melo, da Covilhã, lf.espon.de o Sr. Ministro de instrução Pública (Sobrai Cidj. tim negócio urgente (acontecimento sp o li tico s de Monlalcr/rej fala o Sr. António Gr anjo. Responde o Sr. Minis Ir o da Justiça (-Manuel Monteiro).

Papóis enviados para a mesa.—-Projectos de lei: dou Srs. João Lias Ricardo, Ezequiel de Campos, Ballaoar Teixeira, Angelo Vaz. Carlos da Maia. Propostas de lei dos Srs. Presidente do Ministério (Bernardino Machado); Ministro da Justiça (Manuel Monteiro) e Ministro da Marinha (Augusto Neuparth). Pareceres, .'fíequeriiiien-los.

Ordem do dia. — Continua em discussão o projecto de lei n." 27.5 (ensino normal primário). Usa da palavra o Sr. Joaquim de Oliveira,, que apresenta uma proposta de emendei. Segue-se no uso da palavra o Sr. Ministro de Instrução Pública (Sobral Gid). Fala o Sr. Tomás da Fonseca. Oa Srs. Cunha Macedo ePhilemon de Almeida mandam, para a'mesa projectos de lei. acompanhados dos respectivos pareceres. ./:) aprovado o projecto na fjen cr alidade. Começa a discussão na especialidade. Lêem-se na mesa as propostas apresentadas ao, artifjo ;/.° Fala o >S'r. António José Loiirin/io. K aprovado que as propostas vão à comissão, para esta dar o respectivo parecer. " ÍYa segunda parle da ordem d'o dia entra em discussão o parecer n." Sõ. sendo aprovado, sem discussão, e dispensando-se-llie a última redacção.

Rodrigo Fernandes Pontinha

JL'ntra em discusxão o parecer n." 43, sendo aprovado, sem discussão, c dispensando-se também, a última 'redacção. Entrara em discussão duas propostas de lei vindas do Senado, sendo votadas. O Sr. 'Jj'"!.l'ipe da Mala envia para a mesa um parecer. 'Usam da palavra os Srs. Jacinto Nunes, Ale-maneire Braga, a quem, 'responde o Sr. Ministro de Instrução Pública (Sobral Gid), Moura Pinto, a quem. responde o Sr. Presidente do Ministério e Ministro do Interior (Bernardino Machado), e Joa-c/uim ílibeiro.

Jíj a sessão encerrada, marcando-xc a seguinte para amanh.ã.

Abertura da sessão às 14 horas e 40 minutou.
Presentes 76 Sr s. .D&putados.
.São os seguintes:
Adriano Gomos Ferreira Pimenta.
Alberto de Moura Pinto.
Alberto Xaxier.
Alexandre Augusto de Barros.
Álvaro Nunes Ribeiro.
Aníbal Lúcio de Azevedo.
António Alberto Chá ruía Pessanha.
António Albino Carvalho Mou.iTio.
António Augusto Pereira Cabral.
António Barroso Pereira Vitorino.
António Joaquim G-ranjo.
António José Lourinho.
António de Paiva Gomes.
António Pires Pereira Júnior.
António Vicente Ferreira.
Artur Rodrigues de Almeida Ribeiro.