O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão dê 12 de Março de 1914

gresso económico de cada povo, a colocação dos produtos comerciais adquiriu soberana importância, porque, sem. ela, uão há indústria estável nem estímulo para o trabalho; porque, sem ela, paralisam todas as forças criadoras e as nações caducam e abismam-se na ruína e na morte.

E, todavia, essa colocação tem sido dificultada a Portugal pelas companhias q.ue, sob a forma dum verdadeiro monopólio, exploram a navegação para o Brasil, mercê de terem atraído a si todos os carrega.-(jlores 5 de onde resultam, além de incalculáveis prejuízos para a nossa economia, absurdos monstruosos, tal é, por exemplo, o de Lisboa, apesar de ficar mais perto dos portos brasileiros do que o Havre, Liver pool e Antuérpia, pagar fretes muito mais caros do que os estabelecidos nestas cidades, havendo mercadorias em que esses fretes chegam a atingir o dobro do valor doa outros.

Mas há mais: As referidas companhias exercem sobre o nosso comércio exportador a mais duscaroávul das opressões, pois alem de lhe aplicar o violento rebate de systum, ainda os seus vapores não tocam em Lisboa o tempo necessário para receber a remessa dos nossos produtos.

E deveras significativo o documento

que segue, e cuja assinatura as companhias transatlânticas impõem ao exportador português:

«Declaramos que nem durante o período de tempo acima referido, nem depois, temos sido interessados, directa ou indirectamente, nem como carregadores nem como agentes, em qualquer carregamento de Portugal para Pernambuco, Baía, Rio de Janeiro ou Santas, por qualquer navio de vela (excepto os portugueses), ou qualquer vapor, a n ao ser pelas linhas adiante mencionadas: Th a Roynl Mail Steam Packet C°', Com.pti(/nie dês Mefisctfjerirs Ma-ritimes, The Pad-jic Steam Navigation C°, Norddeutscher Lloyd, Hamburger-Ameri-ka Linie, ILimburg Sudmnerikanische Dampffscliiffliarts GeseUscliaft, Chargeurs Reunis, Lamport &• Hott, Thos Harrisson e Koninklijke Kollandsclie Lloyd-».

Para que se compreenda perfeitamente a extensão do gravame que pesa sobre o nosso comércio, convêm reproduzir algumas tabelas dos fretes estabelecidos em Lisboa ou em Leixões, em comparação com os pagos nalguns portos do norte da Europa pelas mercadorias enviadas ao mesmo destino : — o Brasil *.

Vejamos a primeira a considerar:

Fretes para o Rio de Janeiro e Santos

Mercadorias
Unidades
Lisboa e Catíigoria.s c
1." 1,'oria
Luixõos
lo.-i vaiiorrf-
2." cnto-poria
Híivrc
1'eruont.íig ])Mi-a os portug
1." c,at.