O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12

Diário da Câmara dos Dejnttados

urgente, porque se trata, realmente, dum assunto que carece de rápida solução.

Retiro-me às obras do dique de Nossa Senhora das Dores, que está em terreno de primeira ordem.

Fane dique abriu uma fenda e as águas do Tejo vão alagando os terrenos. Se o Sr. Ministro do Fomento não providenciar, ticarâo os terrenos perdidos e serào prejudicados não só os proprietários, mas até o Estado.

Tenho dito.

d

oraor nau reviu.

O Sr. Ministro do Fomento (Aquiles Gonçalves") :—• Recebi uma informação, no meu Ministério, e mandei, imediatamente, informar.

O Sr. Deputado Jorge Nunes verá que lie i-de providenciar.

O orador não reviu.

O Si1. Santos Silva: Sr. Presidente: pedi a pnlavra, para i;hamar a atenção do Sr. Ministro do Fomento, porque tenho recebido um grande número de carias dos lavradores da vasta província do Alentejo, espt?ei?«lnienl.íi da p.irte sul onde ultima mente tem grassado uma epidemia no gado suíno, gado que é uma fonte de receita, t uive/ a mais preciosa, dessas lavradores. Fedem eles, e com bastante razào, porque tiveram grandes prejuí/.os no tempo em que esse gado mais vale, que é quando está gordo e que o levam aos mercados, agora que a epidemia continua atacando o gado que esses lavradores reservam para a procriação, pedem eles que V. Ex.a se digne nomear uma comissão de técnicos, médicos veterinários —que, felizmente, os há bons no país, — para estudar em este importante assunto.

O orador não reviu.

Papéis mandados para a Mesa Proposta

Dos Srs. Ministros da Guerra, da Marinha, das Colónias e de Instrução, hanno-ni/ando a Constituição do ('onselho Tutelar e Pedagógico do Exército de Terra e Mar com aã disposições da lei de 11 de Novembro de I1U;>.

Aprovada a iir

Para a comissão d'e guerra.

Dos Srs. Ministro da, (íiKM-ra. criando unia escola de aeronáutica, militar.

/íjtroradn n uri/

Dos Srs. Ministros das Finanças e da Guerra, abrindo uni crédito a favor do Ministério da Guerra, para compra de cavalos c muares para serviço do exército.

Aprovada a urtjênc.ia.

Para a faminta.» de

Do Sr. Ministro das Finanças e da (juerra. aoiiii>io um fiéuító v 5pr.'!';'i| .•! lavor do Ministério da Guerra, destinado a reforçar os artigos fí;>. e 18." do M-U or-Çamento ]..nr;i l í» l ;J- 1111 4.

l'oi afjror

Para a comissão de Guerra.

Do Sr. Pedro Chaves, Marques da Cosia Nuno de Carvalho e Júlio de Sampaio Duarte, concedendo um empréstimo à Associação Comercial e Industrial de Aveiro para compra dum rebocador.

Para o «Diário do G»vrrnt~n>.

Do Sr. Marques da Costa, passando para o concelho de Aveiro c bairro deste nome, a praia do Charol e o íort<_ p='p' barra.='barra.' da='da'>

Para o «.Diário do Governo».

O Sr. Ministro do Fomento (Aquiles Gonçalves) -— Tomei apontamento das palavras de V. Ex.;l e mandarei imediatamente proceder conforme os seus desejos.

Projectos de lei

Do Sr. Álvaro Nunes Ribeiro, reorga-nisaçâo administrativa da província de Macau.

Para o «Diário do Governo».