O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de :í.3 de Março de 1914

edifício do mesmo Instituto, na Tapada da Ajuda.

Foi aprovada a urgência.

Para a comissão de instrução superior., especial c técnica.

Do Sr. Ministro de Instrução Pública, sô.bre o provimento de lugares de empregados menores dps liceus.

].'\)i aprovada a urgência,

.Para a comissão de, instrução primária e secundária.

"Do Sr. Phileruon de Almeida, regulando os vencimentos dos oficiais superiores de marinha.

Para o «.Diário do Governo D.

Requerimento

'.Roqueiro, pelo Ministério das Colónias, e com a, maior urgência, a fim de estudar e apreciar o respectivo orçamento :

Uma nota de todos os créditos extraordinários, e a competente justificação, pedidos a favor das províncias ultramarinas, discriminando as províncias e referindo as datas em que foram pedidos e aplicados ;

Uma nota das verbas autori/adas corno reforços das verbas orçamentais relativas a cada urna' das províncias ultramarinas nos dois últimos anos económicos, inclusive o qne decorre por conta da metrópole ;

Uma nota das quantias autorizadas, por despacho ministerial, coi.no reforço de verbas orçamentais daquela província e tran-feridas duma para outra ou outras províncias durante os mesmos anos económicos.

Roqueiro ainda pelo mesmo.Ministério, o com a máxima urgência para os efeitos do requerimento supra:

Uma nota discriminada, da aplicação da verba inscrita, nas tabelas orçamentais, sob a rubrica de «Despesas eventuais» durante os três últimos anos económicos, inclusive O qne decorre, acompanhada dos termos em que foram lavrados os despachos ministeriais que autorizaram essas despesas. = M.anuel ./Jravo.

Mandou-se expedir.

Roqueiro que, pelo Ministério do Fomento, me sejam fornecidas as seguintes obras:

.Lê Portugal au point d'ô vue agricolc, .Notas sobre Portugal.= Carvalho Araújo.

13

Requeiro novamente, e com urgência, que. pela Presidência da Câmara dos Deputados me seja remetida cópia do relatório da grande comissão parlamentar de defesa nacional, que devia ter sido presente à Câmara em 2 de Dezembro de 1 9 1 3. -— Joãi> Gonçalves.

Mandou - ,s e exp edir .

Roqueiro novamente, e com urgência, que, pelo Ministério da Marinha, me seja enviada copia do relatório da comissão de cadernos de encargos e parecer, em separado, no concurso para o fornecimento dos navios de guerra, em 190o.— João Gonçalves.

Ma ndou - se exp edir .

Pareceres

Da comissão de finanças, sobre o projecto de lei n.° 47— B, autorizando a .emissão de títulos para a construção da luilia férrea de Estremo/ à Beira Baixa.

Para imprimir com urgência,.

Da comissão de finanças, sobre o projecto de lei n.° o

Ma n dou - s e i m p rimii • .

ORDEM. DO DIA

Continuação da discussão do decreto da lei de Separação do Estado das Igrejas
O Sr. Alexandre de Barros (da tribuna) : — Declara que ocupando aquele lugar o faz não por jactância, mas por conveniência: ser-lhe-ia dificil falar do seu lugar nas condições em que o fez na sessão anterior.
Pede, .também, á Câmara que o desculpo se for longo demasiadamente, prometendo resumir quanto possível as considerações que apresentar.
Concluindo as suas anteriores considerações fé/, a afirmação de que o jesuíta dominava a igreja: dirá, hoje, qne a existência duma igreja dominada pelos jesuítas é o que está perturbando a solução da questão religiosa.
Será, talvez, porque num país, como é Portugal, de tradições profundas, em matéria religiosa, o catolicismo tinha preponderância; mas também as tradições judai-