O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de Í3 de Março de 1914

nome e brilhantismo tem ecoado por todo o país, conquistando os maiores aplausos e a consideração pública, — esta Associação Comercial, dizemos, sentc-se justamente indignada ante o surpreendente projecto de desanexação do lugar da Poça da Barca, que ameaça cercear a esfera do acção progressiva e civilizadora da mesma colectividade, e é um ultraje â dignidade e à honra dos vilacondenses, que nunca ambicionaram nada do que é alheio, mas querem a manutenção da sua integridade territorial.

Ao seio, pois, da Representação Nacional, leva a sobredita Associação este seu veemente protesto, acompanhando e secundando com todo o 1'ervor do seu patriotismo o protesto que igualmente- apresenta o Ex.'"° Senado de Vila do Conde, interpretando o sentimento geral de todos os seus munícipes; e, como ele, reclamando contra o projecto de desanexação do Sr. Deputado Ezequiel de Campos, solicita a mesma Associação Comercial que tal projecto soja rejeitado pelos Ex.'"os Deputados da Nação, fazendo'u Vila do Conde a inteira justiça de lhe conservar e manter a sua integridade territorial.

E. K. D.— Associação Comercial de Vila do Conde, em .1.0 de Março de 1914.= (Seguem-se as assinaturas).

Da Junta Geral do distrito de Lisboa, reclamando que a Câmara ordene às estações competentes o imediato e rigoroso cumprimento dos n.ns 8.° e 25.° do artigo -iõ.° do Código Administrativo em vigor e do n.° 4.° do § 1.° do artigo 57.° do mesmo Código.

A publicar no «Diário do Grovêrno».

Para a comissão de administração pública.

Da direcção do Centro Democrático de Mafamude sobre a Lei da Separação do Estado das Igrejas.

Para a comissão de negócios eclesiásticos.

Da Câmara Municipal de Paredes, protestando contra a desane.xação da fregue: sia de Lordelo, do concelho de Paços de Ferreira.

Paro, a, comissão de administração pública.

Telegramas
Póvoa de Varzira—Ilustre Presidente Câmara Deputados, "Lisboa.—Comerciantes pescado Póvoa Varzira sendo únicos compradores pescaria, pescadores residentes lugares Poça da Barca e Cachinas solicitam conjuntamente estes aprovação imediata projecto apresentado Deputado Ezequiel de Campos, anexação daqueles lugares a este concelho há muito ligados a esta vila ruas seguidas. = Francisco Damó,-sio = Manuel Cavaleiro = António MoJ.os =--António Casaleiro == José Teixeira Dias = António Fernandes Nogueira — Macário Cabcdero --= José Calafate =^Abel Marques Miiares = Manuel Alves da Costa.
Para a Secretaria.
Para a comissão de. administração pública.
•Coimbra.— Ex."'° Presidente Camará dos Deputados — Lisboa. — Tendo-se afirmado na Câmara da Presidência de V. Ex.a que o ensino ,nas escolas normais é jesuítico e mau pela incompetência dos professores, os professores das escolas normais de Coimbra resolveram, em reunião extraordinária do conselho escolar, protestar perante V. Ex.a contra essas afirmações ofensivas dos princípios liberais que eles tem defendido sempre, e da sua probidade profissional, e solicitar do Ex.m" Ministro um inquérito sobre a forma como é feito o ensino nas mesmas escolas. = Pelo Conselho das Escolas Normais, António Leitão. Para a Secretaria.