O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

6O.A SESSÃO ORDINÁRIA

1013-11» 14.-

EM 25 DE MARÇO DE 1914

Presidência do Ex.""1 Sr. Vítor Hugo de Azevedo Coutinlio

Baltasar de Almeida Teixeira

Secretários os Ex.mos Srs.

Sumário.—Antes da ordem do dia.—.Fei-ta a, c/tOjinada,; abre a sessão com a presença, dei>2 Srs. Deputado*. E Lida a ao La. Dá-se corda, do oro-pcdientc.— Estando presentes 77 Srs. '.Deputados, é a u c La, aprovada,.--São admitidos diversos projectos de lei.—Inscrevem-se diversos Srs. Debulhados.

O Sr. Minis Lr o da Marinha (Augusto Ncu-partli) envia, para, a mesa l/rês propostas de lei.

O Sr. Jorrje Nunes refere-no ao tráfego mariti-mo do Alga.rve. pedindo delermina,das providenciai;; e à, indústria da, cultura, das os Lr as. Responde o Sr. Ministro da Marinha. Õ Sr.' Jorge Nunes replica, tornando a falar o Sr. Ministro da Mo,rinlia.

O Sr. Ministro das Finança* (Tomás Cabreira} refere-se ao concurso dos u^pirosiiles de finanças, anunciando que novo concurso será aberto.

O Sr. líamos da Costa ocupa-se da defesa nacional. Em nome da Comissão de defeso^ nacional, fala o Sr. Nunes .Ribeiro sobre o mesmo assunto.

Não é concedida a palavra ao Sr. Mesquita Carvalho, que desejava ocupar-se das nomeações de governadores civis.

Papéis enviados para a mesa.—.'Rcgueri-menton dos Srs. Mortos Cid. Jorge Nunes. Manuel BravO; .Ramos da Costa, Alfredo Ladeira. Diversos pareceres.

Ordem do dia.—Primeiro, parle.—Parecer n." 4.LI. de '19:1.3. Serviço das barrou c porlos do conlinenle e ilhas. 'E dispensada a leitura.

Usa da palavra o Sr. Nunes Ri/jciro. Scc/ue-se no 'uso da palavra o Sr. Carlos da Maio-. Volta a falar o Sr. Nunes .Ribeiro. .E o projecto aprovado no, i:/enei'cdida,dõ. fo,-xendo-se a, conlraprova.

Na di.'ici/,ssão na especialidade; o Sr. Carlos da Maia envia uma, proposta «o artigo 2.". que é aprovada,.

J]/ aprovada uma proposla do Sr. Ministro da Marinha, ao artigo IO.*, fazendo-se a contra-prova.

Ao ariiçjo 13.° o ST. Carlos da Maia apresenta uma proposta.

Rodrigo Fernandes Pontinha
O Sr. Sá Cardoso envia para a rnesa uma pró-poyla de aditamento.
São aprovadas csla? propostas.
O Sr. Ministro da .M.oJrinli,aap'i-esc.nto.,umapro-posla dt, substitui c ao ao artigo ld"; que è a.pr ovada.
São o.,provadas as emendais das com/i,ssô'ei\ de marinh.Oj e de finanças às tabela* A. e B.
E o projeclo aprovado.
O Sr. Vilorino Guimarães manda para a mesa um, parecer da comissão de fmos/iças, c protestOj contrOj a, 'interpretação dado. ao artigo ."/.'•'' da lei Iro/oao.
.Entra em discussão a rec/uerimenlo do Sr. Ministro do Fomento ÍA.ç/uilcs G-onçalves) o parecer da comissão de finanças sobre o crédito especial de 200.000$ para. obras cm edifícios publico*. Usam, da palavra, os -Sm. Joaguiin Ribeiro e Etc-guiel de Go/mpos.
O Sr. António Fonseca moenda, para d'mesa um parecer cia com.is$ão de instrução pública. Fala, o Sr A.leuandre de J:>arros. S~eguc-se no uso da pa,lava o Sr. Urba,no .Rodrigues.
O Sr. José JJarbosa invoca, a Gonsliluição/recla-mando a discussão do Orçamento cm ordem do dia,.
A regucrimcnlo do Sr. Alfredo Ladeira, continua, cm discussão a, proposta sobre o credito especial. Usa da, palavra sobre o modo de votar o Sr. M.inislro do.Fomento, que acentua aurrjcncia da votação da proposla. Subre o modo de votar usa da palavra o Sr. Joaquim Ribeiro. Falao Sr. Ministro do Fomento guc responde ao Sr. Urbano .Rodrigues e apresenta, diversas conaidcj-acoea relativas ao Ministério que dirige.
Sec/uc-se no uso da, poÀavra o Sr. Alfredo .Cadeira, u
O Sr. Joaquim, de Oliveira manda, pa,ra, amena um, projeclo de lei. 'Usa da, palavra o Sr. Jori/e Nunes. Segue-se no uso da palavra o Sr. Cdorico G-il. a ç/uem o .ò'':". Presidente (Azevedo Goulinli.o), por diferentes- vexes pede que se cinja ao assunto em, discussão. Fala o Sr. Joaquim .Ribeiro.