O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

68.A SESSÃO ORDINÁRIA

1013-1014

EM 6 DE ABRIL DE 1914

Presidência do Ex.mo Sr. Guilherme Nunes Godinho

Secretários os Ex,mos Srs.

Sumário.—Antes da ordem do dia.—Frita a chamada, abra a sessão com a presença de 80 Srs. Deputado*. E Lida c aprovada a acta. .Dá-se couta do expediente. Inscrevem-se diversos Srs. Deputados.

O Sr. Ministro das Colónias (Lisboa de Lima) envia para a mesa duas propostas de Lei.

Em negócio urgente, trata da venda do peixe na cidade do Porto, o Sr. Bernardo Lucas.

O Sr. Nunes Ribeiro ocupa-se do caso sucedido com o secretário f/cral de Macau, que o Sr: Ministro das Colónias (Lisboa de Lima) declara que 'mandará sindicar.

O Sr. Joaquim Ribeiro trata da reintegração 'tio exército do Sr. Miguel Augusto Alves Ferreira, sendo aprovado o projecto de lei respectivo, que fora rejeitado pelo Senado.

O Sr. G-ouvêa Pinto refere-se ao castigo sofrido pelo Sr. Dr. Volfango da Silva, médico na índia Portuguesa, Responde-lhe o Sr. Ministro das Colónias (Lisboa de Lima).

Papéis enviados para a mesa.—JKequcri-menlos dos Srs. Mesquita Carvalho, Luís Derouet, Jacinto Nunex, João de Deus Ramos. Pareceres s uma última redacção. Projectos de lei dos Srs. Henrique de Vasconcelos, Santos Silva, Ramos da Costa, António Fonseca, Aníbal Lúcio de Azevedo.

Ordem do dia. —A requerimento do Sr. Luis. Derouet, entra c.m discussão o parecer n." 2S-G-, concedendo uma pensão ao ex-secrctário da circuns-crição do Bailundo. í-j aprovado na generalidade e em seguida na especialidade com uma emenda do Sr. Luis Derouet ao artigo 1.° e tomando a palavra o Sr. Ezequiel de Campos.

O Sr. Urbano Rodrigues manda para a mesa um parecer da comissão de negócios estrangeiros.

Entra em discusslo o Orçamento das Receitas. Fala o Sr. Ministro das Finanças (Tomás Cabreira). Segue-se no uso da palavra o Sr. Alexandre de Barras, ficando com a palavra reservada.

Segunda parte da ordem do dia,— Discus-

Baltasar de Almeida Teixeira Tiago Moreira Sales

são na generalidade do parecer n.° õ;~> (Caminho de Ferro de Estremou por Portalegre a Castelo de Vide). Fala o Sr. Vasconcelos e Sá, que apresenta uma proposta de emenda.

Usa da palavra o Sr. Rodrigo Rodrigues. Segue-se no uso da palavra o Sr. Tiernp da Silva. Fala o Sr. António Maria da Silva. E o projecto aprovado na generalidade.

Na especialidads usa da palavra, apresentando uma proposta, o Sr. António Maria da Silva. O Sr. Vasconcelos e Sá'letira a proposta que apresentara.

O Sr. Sá Cardoso manda para a mesa um projecto de lei.

O Sr. Brito Camacho apresenta um- aditamento, ao artigo 3.° Fala o Sr. António Maria da Silva. Seo,ue~sc no uso da palavra o Sr. Brito Camacho. Fala o Sr. Álvaro Poppe. Usam ainda da palavra es Srs. Brito Camacho e Álvaro Poppe. Torna a falar o Sr. António Maria da Silva. E o projecto aprovado, com os aditamentos dos Srs. Brito Camacho e Tierno da Silva.

Antes de se encerrar a sessão.— Usam da palavra os Srs. Jacinto Nunes e Augusto No')rc, a quem responde o Sr. Ministro da Marinha (Augusto NewpartJi,), filando também sobre o assunto o Sr. Presidente do Ministério (J3ernardi.no Machado) .

O Í>V. Presidente faz à Câmara uma comunicação do Congresso. E a sessão encerrada.

Abertura da sessão às 14 hora* e 40 minutos.
Presentes à chamada SÓ Srs. Deputados.
São os seguintes: