O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CAMARÁ DOS DEPUTADOS

1L6.A SESSÃO ORDINÁRIA

1013-1014

EM II DE JUNHO DE 1914

Presidência do Ex.

Secretários os Ex,raos Srs.

Sr, Vítor Hugo de Azevedo Coutinho

Baltasar de Almeida Teixeira Rodrigo Feroandes Fontinha

Sumário.—Procedendo-se à chamada, 'responderam 35 Sr/í. Deputados. Faz-se secunda <_:ha-mad-a que='que' de='de' discussão.='discussão.' diário='diário' admitidas='admitidas' expediente.='expediente.' do='do' srs.='srs.' guiando='guiando' lei='lei' uo='uo' sem='sem' lê-se='lê-se' ptt-blieadas='ptt-blieadas' são='são' a='a' acta='acta' presentes='presentes' proposições='proposições' é='é' c.='c.' o='o' p='p' aprovada='aprovada' deputados='deputados' já='já' lc-se='lc-se' _70='_70' governo.='governo.'>

Antes da ordem do dia.-—Nesta altura da sessão o G-ovêrno encontra-se representado pelos Srs. Ministros das Finanças (Tomás Cabreira), da Guerra (Pereira de F ca.) e (.Ias Colónias (.Lisboa de Lima).

O Sr. Ministro da G-iterra manda para a Mesa uma proposta sobre a lei do cmprêf/o dos sarf/cn-tos, e requer e f/ue entre em discussão o parecer n." 233 (extinguindo as actuais batarias independentes). Aprovado o requerimento, entra o parecer em discussão na y ener alidade, que ê aprovada, depois dali/umas considerações do Sr. Mor aia .I.i.osa. Os artigos na especialidade são aprovados • sem. terem discussão, sendo dispensado o parecer de última, '/ edacç.ão.

O S'r. 1'imenta de Ai/niar rcr/uere, e é aprovado, f/ue entrem em discussão os pareceres n."f '147 e 183, dizendo o primeiro respeito ao r amai, de Mor a a Ruivas, na Linha, de Évora,. Fste projecto è aprovado na generalidade e na especialidade com. propostas do$ Srs. Jidio Marl.inx cJorf/e Nunes, nendo dispensada a leitura, da última redacção. Sobre o parecer n." V6VV (autorização à Administração dos Camin/i.os de Ferro do Justado a aplicar as tarifas das tinhas férreas do Sul e Sueste aos ramais de Montc'iii.or-o-Nouo e Aldeia G-a,le

O Sr. Gouvca Pinto rcqucrc que en.tre em discussão o parecer n." 202 (rein.lc

Ordem do dia. — O Sr. Carneiro Franco re-quere, e é aprovado, que todo o tempo da ordem do dia seja preenchido com a discussão dos orçamentos.
Continua em discussão, na generalidade, o parecer n." 4(!-l:í (orçamento do Ministério das Colónias).
Conclui o seu discurso o Sr. Vasconcelos e Sá, que estava com a palavra reservada'.
O Sr. Simões Kaposo rcqucre a conlaqem, e verificando-se, estarem, na sala, 77 Srs. Deputados, prosscf/ne a discussão, usando da palavra, o Sr. Gouvca Pinto, que manda para a Mesa uma moção de ordem.
Seyuc-sc o Sr. Ministro das Colónias, que responde aos oradores que o antecederam. Concluída, a discussão, é aprovada, a qeneral'i,da,dc.
FJ aprovada a moção do Sr. Caetano Gonçalves c reyeila.da, a do Sr. Gouvèa Pinto.
Passa,ndo-se a discutir a cfpecia.lida.de, usa, da palavra, o Sr. Almeida .I.Ubevro sòb're o capitulo .'!.."
O Sr. Henrique de Vasconcelos manda para, a Mesa uma declaração da, comissão de 'redacção, Cj por motivos de saúde, pede dispensa, de pertencer à mesma comissão.
Antes de se encerrar a sessão. — O Sr.
Ferreira da, Fonseca manda para a, M.esa um pedido de exvlarccimcnlos ao Sr. M:ininstro da .hm-trucão (Sobral (~'id).
O Sr. Francisco António Pereira avisa, de que deseja, trocar explicações com o Sr. Presidente do Mvnislcrio e Ministro do .fnlcrior (liernardino Machado).
.Knccrra-ite a sessão às .'/'/ horas} marcando-se a imediata para o dia, scf/uinte, á 'hora Heqimental.