O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 Diário da Câmara dos Deputados

ram igualmente as galerias, erguendo-se vivas unísonos à Inglaterra, à grande e forte nação nossa aliada, no meio de contínuas salvas de palmas.

O Sr. Alexandre Braga: - A sessão em que foi lida no Congresso da República a declaração de guerra da Alemanha revestiu uma tam soberba eloquência e uma tam esmagadora grandeza, que não houve coração de português, alma de patriota e de republicano, consciência de cidadão em que ela não espertasse a fé viril e insensível dos povos e das nacionalidades que marchara corajosamente para as incertezas do destino, com a antecipada segurança de que por sua virtude e por sua crença êles hão-de necessáriamente do incerto destino triunfar. O voto que ali se formulara para que todos os artifícios, que pareciam dividir irreconciliávelmente os partidos republicanos, desaparecessem para bem da Pátria, é hoje uma realidade assegurada.

O que há poucos dias, ainda, tinha a insolvente aparência de divisão, de antagonismo, de dispersão e de enfraquecimento, é agora um sinal de unidade, de forca e de comunhão espiritual em que ressalta e estremece toda a vigorosa e vital energia duma raça cujo gloriosíssimo passado lhe afirma e assegura a certeza de que há-de gloriosamente perdurar e vencerá Bem t abe que as pequeninas preocupações dos homens que querem intrometer-se a manusear miudezas hão-de gritar amanhã que a nossa harmonia não é perfeita e completa e que a República, mesmo nesta hora de decisivo perigo para a Pátria, não soube dar a todos os seus filhos a isenção de se esquecerem de si próprios, para se lembrarem apenas dum alto e dum sagrado dever a cumprir. Bem o sabe, mas não se Surpreende, porque sempre assim foi em todos os tempos e em todos os lugares, que aqueles que fechando os olhos e vendo só uma negra mancha, se obstinam à teimosia de desconhecer a luz e a sua fecundidade criadora, tal qual como as toupeiras que só conhecem a sombra, a mudez e a fria opacidade da treva. Mas não: o voto do Parlamento tinha de cumprir-se e cumpriu-se.

Desde o momento em que o Govêrno transacto deu aos cidadãos do seu país o nobre exemplo de ver entregar por intermédio do Parlamento, nas mãos do Sr. Presidente da República, o honroso mandato que havia recebido e de que tam patrióticamente se soube sempre desempenhar em todos os lances, desde êsse momento entre os homens da República se travou um só torneio gentilíssimo, em que êles só podem parecer separados e divididos apenas pelo zelo louvável de cada um se exceder no sacrifício, na abnegação e na dedicação sem limites. Mesmo para aqueles cuja impaciência ardia em febre de ser apressadamente conhecido êste Gabinete de salvação, mesmo para êsses a quem essa febre de impaciência patriótica pode fazer compreender os factos sob um aspecto mentiroso e errado, soou a hora em que vão convencer-se porque o chefe do partido que se não encontra representado no Govêrno, mas que a êle dá todo o incondicional apoio, vai pronunciar em face da Pátria, cuja alma revolta palpita e estremece nesta hora dentro daquela casa, as palavras terminantes que êle, orador, sabe que hão-de sair da sua boca de patriota, e em que vai demonstrar a toda a nação que o seu acto não representa de nenhuma maneira - porque é português e republicano somo nós - nenhum intuito de renunciar a partilha das responsabilidades, mas simplesmente o nobre e generoso gesto de quem não quere partilhar na glória que ao Govêrno todo vai resultar da sua obra benéfica salvadora para a nação e para a República.

Desde a proclamação da República, desde que soou a hora do seu triunfo os homens que se haviam indissoluvelmente unido para o conseguimento da vitória encontram-se na primeira hora de concórdia sagrada. Se pudesse guardar no seu espírito sequer a ilusão de que pelo seu esforço e pela sua dedicação republicana, em alguns lances, êle, orador, poderia ter contribuído, numa mínima parte que fôsse, para preparar a atmosfera propícia á produção dêste acontecimento salvador, teria por bem perdidas todas as horas amargas e dolorosas da vida, e olhando para traz, para o passado, sendo o vestígio dos passos ensanguentados com que calcou numa via de destroços de ruína, êle, orador, julgaria ter conquistado o direito, mesmo quando esta hora pudesse ser a última da sua existência política de fechar os olhos em paz, seguro de que a vida da sua Pátria livre e dignificada ficava assegurada para a