O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

JUNTA PREPARATÓRIA

EM 15 DE JULHO DE 1918

Presidência do Exmo. Sr. Eduardo Augusto da Almeida

Secretários os Exmos. Srs.

Jorge Augusto Botelho Moniz
José Féria Dordio Teotónio

Sumário. - Às 14 horas e 40 minutos, o Sr. António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz propõe para presidir à sessão da Junta preparatória o Sr. Eduardo Augusto de Almeida. Aprovada a proposta, o Sr. Eduardo Augusto de Almeida assume a Presidência agradece a escolha do seu nome e convida para Secretários os Srs. Jorge Augusto Botelho Moniz e José Féria Dordio Teotónio, que ocuparam os respectivos lugares.

Procedendo-se à chamada, verifica-se a presença de 109 Srs. Deputados eleitos. Os Srs. Fernando Cortes Pizarro de Sampaio e Melo e António Carlos Borges fazem diversas considerações sôbre a eleição do circulo de Gouveia. O Sr. Presidente anuncia que vai proceder-se à eleição das três comissões de verificação de poderes e interrompe a sessão, por 15 minutos, para se proceder à elaboração das listas. Reaberta a sessão, procede-se à eleição referida. O Sr. Presidente convida para escrutinadores os Srs. Egas de Alpoim Cerqueira Borges Cabral e Eduardo Mascarenhas Valdez Pinto da Cunha. Corrido o escrutínio, verifica-se que entraram na urna 115 listas, sendo 9 brancas. É comunicado à Junta o resultado da eleição, participando-se, tambêm, a distribuição dos processos eleitorais pelas três comissões eleitas: 16 à primeira comissão, 15 à segunda e 15 à terceira.

O Sr. Presidente pede às comissões eleitas que apresentem os seus trabalhos com brevidade e encerra a sessão, marcando a seguinte para sexta-feira, 19, à hora regimental.

Às 14 horas e 40 minutos o Sr. Deputado Egas Moniz sobe à tribuna e propõe para presidir à sessão o Sr. Eduardo Augusto de Almeida.

Assumiu a presidência o Sr. Eduardo Augusto de Almeida.

O Sr. Presidente: - Agradecendo a V. Exas. a honra com que me acabam de distinguir, proponho para 1.° e 2.º secretários, respectivamente, os Srs. Jorge Augusto Botelho Moniz e José Féria Teotónio.

Vozes: - Muito bem, muito bem.

Os Srs. Botelho Moniz e Féria Teotónio assumem as junções de secretários da Mesa.

O Sr. Presidente: - Vai proceder-se à chamada.

Às 14 horas e 45 minutos procede-se à chamada, verificando-se estarem presentes 109 Srs. Deputados eleitos, número que constitui a maioria.

São os seguintes:

Adelino Lopes da Cunha Mendes.
Afonso José Maldonado.
Aires de Ornelas e Vasconcelos.
Albano Augusto Nogueira de Sousa.
Alberto Castro Pereira de Almeida Navarro.
Alberto Dinis da Fonseca.
Alberto Malta de Mira Mendes.
Alberto Pinheiro Torres.
Alberto Sebes Pedro de Sá e Melo.
Alexandre José Botelho de Vasconcelos e Sá.
Alfredo Augusto Cunhal Júnior.
Alfredo Machado.
Alfredo Marques Teixeira de Azevedo.
Alfredo Pimenta.
Álvaro Miranda Pinto de Vasconcelos.