O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

JUNTA PREPARATÓRIA

EM 19 DE JULHO DE 1918

Presidência do Exmo. Sr. Eduardo Angusto de Almeida

Secretários os Exmos. Srs.

Luís Nóbrega de Lima
José Féria Dordio Teotónio

Sumário. - Respondem à chamada 93 Srs. Deputados eleitos. Procede-se à leitura da acta da sessão anterior, que é aprovada sem discussão. São lidos na Mesa ou pareceres das respectivas comissões de verificação de, poderes, realizando-se depois nova chamada dos Srs. Deputados proclamados. Estão presentes 103 Srs. Deputados. O Sr. Presidente anuncia que se vai proceder a eleição da Mesa, interrompendo a sessão para a confecção das listas. Reaberta a sessão, realizada a, chamada efeito o escrutínio, o Sr. Presidente da Jnnta Preparatória convidou o Sr. Nunes da Ponte, presidente eleito, a ocupar o seu lugar, o que S. Exa. fez agradecendo à Câmara a sua eleição. Seguidamente, o Sr. Nunes da Ponte comunicou que ia levar ao conhecimento do Sr. Presidente da República a definitiva constituição da Câmara, marcando a primeira sessão para a próxima segunda feira.

Pelas 14 horas e 35 minutos procede-se à chamada dos Srs. Deputados eleitos. Respondem 93. A acta da sessão anterior é aprovada sem discussão.

O Sr. Presidente: - Vai proceder-se à leitura dos pareceres, que estão na Mesa, das comissões de verificação de poderes.

São os seguintes:

1.ª Comissão de Verificação de Poderes

Aos dezasseis dias. do mês de Julho de mil novecentos e dezoito, no Palácio das Cortes, reuniu a 1.ª Comissão de Verificação de Poderes, eleita em sessão de quinze do mesmo mês e logo elegeu seu presidente o Dr. Alfredo Machado e secretário o Dr. António Faria Carneiro Pacheco. Procedendo-se nos ternos da lei ao exame dos processos da eleição para Deputados, que lhe haviam sido distribuídos círculos números primeiro, segundo, quarto, quinto, sexto, sétimo, oitavo, nono, décimo, décimo primeiro, décimo terceiro, décimo quarto, décimo quinto, décimo sexto, décimo sétimo o quinquagésimo, julgou válidas as eleições de todos os círculos acima mencionados, com excepção do número primeiro (Viana do Castelo), cujo julgamento ficou para outra sessão por faltarem todos os documentos, salvo os do concelho de Caminha, e bem assim o da de Macau (quinquagésimo) da qual faltam todos os documentos. Os referidos documentos foram requeridos respectivamente às Secretarias de Estado do Interior e das Colónias. Em conformidade da lei, vão ser passados aos Deputados definitivamente eleitos os seus diplomas ou cartas. São os seguintes:

Círculo n.° 2.°:

Ventura Malheiro Reimão.
José João Pinto da Cruz Azevedo.
Gaspar de Abreu e Lima.

Círculo n.° 4.°:

Eugénio de Barros Soares Branco.
José Cabral Caldeira do Amaral.
Alfredo Pimenta.

Círculo n.° 5.°:

João Baptista de Araújo.
Camilo Castelo Branco.
José de Azevedo Castelo Branco.