O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 Diário da Câmara doa Deputados

mente se debate nos campos de França, será muito mais importante do que esta.

E preciso que nos preparemos para ela, e a única maneira que temos, é dar à província todo o desenvolvimento, é ligarmos-lhe todo o interesse que ela merece.

O pôrto da Figueira, está abandonado. Não sei se V. Exas. viram alguma vez êsse desgraçado porto.

Creio que parece largo, vê-se quando a maré baixa que não passa de um estreito canal.

As areias vão se juntando de modo que a foz não passa dum canal estreitíssimo, impróprio para a navegação.

Fez-se já um projecto, mas êsse projecto dorme não sei em que Secretaria de Estado, não sei em que repartição; nunca apareceu à luz, nunca houve tenção de o pôr em execução.

Pedia a V. Exa. para transmitir as minhas considerações ao Sr. Secretário de Estado do Trabalho a fim de S. Exa. pôr a concurso êsse projecto.

Se o Sr. Secretário de Estado do Trabalho, estivesse presente, pedir-lhe-ia p ara lançar as suas vistas para a ponte que passa sôbre o Mondego, que há três longos meses está intransitável, e que só peões se arriscam a lá passar.

Isto é não só um triste espectáculo para os banhistas, mas um prejuízo para a Figueira e para toda aquela região tam rica em produtos de primeira necessidade.

Pedia tambêm a V. Exa. para transmitir estas minhas considerações ao Sr. Secretário de Estado do Trabalho.

Outro assunto que tenho de abordar, contrariado, mas não posso deixar de o fazer, é o que se diz respeito ao governador civil de Coimbra.

Depois da Revolução de 5 de Dezembro, até hoje está à frente dêsse distrito um governador civil monárquico.

E uma questão de moralidade, e eu não entendo que num regime republicano esteja à frente dum distrito um governador civil monárquico.

Êste governador civil, na ocasião das eleições, foi deslial para com o Govêrno, (não apoiados da maioria) e desde então até hoje tem continuado a ser deslial (não apoiados da maioria).

Eu posso, dizer a V. Exa. tudo quanto se tem passado em Coimbra, e os Deputados da direita, serão os primeiros a darem-me razão, porque a minoria monárquica, sendo composta de homens honestos e honrados, não pode de forma alguma aprovar o procedimento do governador civil de Coimbra. (Apoiados da esquerda). (Protestos da direita).

O Orador: - Sr. Presidente: há quinze dias que pedi a palavra para tratar dêste assunto e eu teria deixado de o tratar aqui, pelo facto do Sr. Solano do Almeida não estar presente, se um telegrama que me foi enviado me não obrigasse a fazê-lo.

Eu podia ainda atacar o Sr. Solano de Almeida, pela administração que tem dado aos negócios do governo civil; mas não o quero fazer, porque S. Exa. está ausente e não poderia defender-se.

Sr. Presidente: eu julgo que o Sr. Secretário de Estado do Interior, pelos muitos negócios que tem a seu cargo, não pôde dedicar ainda a esto assunto toda a sua atenção; mas tenho a certeza de que desde êste momento em que lhe exponho lialmente a forma como os factos se têm passado, S. Exa., o Sr. Secretário de Estado do Interior, não consentirá mais que o Sr. Solano de Almeida continue à frente do governo civil de Coimbra. (Apoiados).

O orador não reviu.

O Sr. João de Castro: - Pedi a palavra para comunicar à Câmara que já está constituída a comissão do trabalho, que elegeu para presidente o Sr. José Nunes da Ponte e para secretário a minha pessoa.

O Sr. Tamagnini Barbosa (Secretário de Estado do Interior): - Responde às considerações formuladas pelo orador antecedente, expondo a situação em que nos encontramos, sob o ponto de vista da alimentação pública, e dando várias explicações quanto à nomeação e permanência do Sr. Solano de Almeida no cargo de governador civil de Coimbra.

O discurso será publicado na integra quando o orador restituir as notas taquigráficas.

O Sr. José Afonso Maldonado: - Usando da palavra pela primeira vez nesta Câmara, devo apresentar a V. Exa. as