O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA WT PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SIEJSSA.O lsT.°

EM 13 DE SETEMBRO DE 192!

Presidência do Ex.rao Sr. Jorge de Vasconcelos flunes António Augusto Pires

Secretários os Ex.moa Srs.

Sumário. —Aberta a sessão é lida a acta. Lê-se o expediente.

Luís da Gosta Ãmorim

Antes da ordem do dia. — O Sr. Pedro Ferreira pede providências para o mau estado das estradas de Leiria, respondendo-lhe o Sr, Ministro do Comércio (Fernandes CostaJ.

O Sr. António Correia requere a imediata discussão do projecto de lei rindo do Senado, sobre a concessão de bronse para o monumento aos mortos da guerra.

Procede-se a uma contra-prova requerido, na sessão anterior pelo Sr. Paiva Gomes para um requerimento do Sr. João Luis Ricardo, que é novamente aprovado.

É aprovada a acta.

Admissões.

Ordem do dia. — Continua a discussão da proposta de lei n.° 1-E usando da palavra os Srs. Cunha Fortes, Carvalho âa Silva e António IAIÍS Gomes.

É lida a moção do Sr. João Luis Ricardo.

Usam da palavra os Srs. João Luis Ricardo n Afonso de Melo, para explicações, requerendo o ° segundo que a. moção seja dividida em duas partes.

Aprovado.

É aprovada a primeira parte e rejeitada a segunda.

É rejeitada a moção do «Sr. Almeida Ribeiro.

São aprovadas as moções dos Srs. Afonso Mal-donado, 0'Neil Pedrosa, Vasconcelos e Sã e Cardoso de Lemos.

É rejeitada a moção do Sr. Plínio Silva.

São aprovadas a proposta do Sr. Jcão Luis Ricardo e as bases do Sr. Ministro da Agricultura (Aboim Inglês).

E lida uma w ta de interpelação du Sr. Paiva Gomes ao Sr. Ministro das Colónias, sobre à situação financeira das colónias da índia, Macau e Timor.

O Sr. Presidente comunica a iubftiluíção do Sr. Ferreira da Rocha pelo Sr, Moura Pinto na comissão organizadora do Congresso das Colónias.

O Sr. António Maria da Silva, em negócio urgente, trata da questão do empréstimo de 50 milhões, respondendo lhe o Sr. Ministro das Finanças (Vicente Ferreira} e o Sr. Presidente do Ministério (António Granjo).

O Sr. Carvalho da Silva requere a generalização do debate.

É rejeitado.

Continua ã discussão do regim? cerealífero requerendo o Sr. João Luís Ricardo a dispensa da leitura das propostas.

É aprovado.

Tendo usado da palavra os Srs. João Luis Ricardo, Cardoso de Lemos, Afonso Maldonado, Monteiro Guimarães, Ministro da Agricultura, Sousa Bratão e 'Américo Olavo, é aprovado com emendas e aditamento a proposta do Sr. Ministro da Agricultura, incluindo-se-lhe o artigo ±.° da proposta do Sr. Sousa da Câmara e a proposta do Sr. Nunes Loureiro.

O Sr. 0'Neill Pedrosa apresenta dois projecto» de lei para que pede urgência e dispensa do regimento, que é concedida e-entram em discussão.

São ambos aprovados sem discussão, sendo dispensada a última redacção a pedido do requerente.

O Sr. Paulo Menano também requere, sendo aprovado pela Câmara, a discussão do projecto de lei n.° 46-C, que é aprovado com dispensa da última redacção.

O Sr. Agatão Lança requere que entre imediatamente em discussão a proposto, de lei n.° i-Q.

Sobre o modo de votar usa da palavra o Sr. Ministro da Agricultura que requere a discussão imediata do projecto de lei n.° 28-A. . O Sr. António Correia, requere prioridade para a discussão do projecto de lei sfibre o bronze para o monumento aos mortos da guerra.

Consultado o Sr. Agatão Lança, concorda em que se discutam primeiro Aqueles projectos de lei.