O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO IsT. 26

EM 15 DE SETEMBRO DE 1921

Presidência do Ei."° Secretários os Ex.mos Srs.

Sr. Jorge de Vasconcelos Nunes

Paulo da Gosta Menano Luís da Costa Amorim

Sumário. — Aberta a, sessão com a presença de 36 Srs. Deputados. É lida a acta, dá-se conta do expediente, sendo a acta aprovada quando se verifica haver número regimental, sendo nas mesmas condições admititido iim projecto de lei jd publicado no «Diário do Governo».

Antes da ordem do dia. — O Sr. Cunha Leal, para interrogar a Mesa, deseja saber qual a situação parlamentar do Sr. Afonso Co&ta. Responde o Sr. Presidente, f alando em seguida sobre o asaunto, e para explicações, os Srs. Cunha Leal, António Maria da Silva, Vasco Borges, Carvalho da Silva e Mário de Aguiar, terminando este por se referir a factos passados na índia, respondendo-lhe o Sr. Ministro das Colónias (Ferreira da Rocha).

Uma proposta apresentada pelo Sr. Carvalho da Silva é enviada às comissões.

O Sr. Rodrigues Gaspar manifesta o desejo de trocar explicações com o Sr. Ministro das Colónias.

O Sr. Alberto Xavier apresenta dois requerimentos, sendo aprovado um sobre a discussão de um r projecto de lei, não tendo seguimento o outro.

É aprovada uma proposta do Sr. Vasco Borges, de saudação ao poeta Guerra Junqueiro.

Não é admitido um requerimento do Sr. Carvalho da Silva, de convite ao Sr. Afonso Costa para vir à Câmara dar explicações na questão dos dólares.

O Sr. Ministro da Marinha (Pais G ornes) manda propostas de lei para a Mesa, requerendo urgência para uma e dispensa dá Regimento para a que diz respeito ao vaso de guerra «Adamastor». É aprovado o requerimento.

O Sr. António Maria da Silva troca explicações com a Presidência acerca da comissão de trabalhos durante o interregno parlamentar.

O Sr. Torres Garcia requere a discussão de dois projectos de lei, sendo o requerimento aprovado em determinadas condições.

O Sr. António Hintze Ribeiro fas referências a uma sua proposta', apresentada sobre o projecto de lei dss coeficientes.

É aprovado um requerimento do Sr. Ministro da Instrução Pública (Ginestal Machado), relativo à discussão de uma proposta de lei da sua iniciativa.

Ordem do dia. — São airovadas as emendas do Senado à proposta de lei n.° 647-A (estradas), tendo feito declarações o Sr. Fausto de Figueiredo.

E aprovada com emendas a proposta de lei n." 3S um empréstimo para as obras do porto de Lisboa, tendo usado da palavra os Srs. Lúcio de Azevedo, Ministro do Comércio e Comunicações, Carlos Costa, Fausto de J-igueiredo, Monteiro Guimarães e António Luís Gomes.

Entra em discussão a proposta de lei referente à exposição no Rio de Janeiro, tendo usado da palavra o Sr. Carvatht* da Silva, Paiva Gomes e António Luís Gomes. Fica pendente.

O Sr. Afonso de Melo, em «negócio urgente», apresenta uma proposta de adiamento dos traba-llios pa> lamentares. Entra em discussão. Usam rfa palavra rã Srs. Carvalho da Silva e Paiva Goma. Fica pendente.

Encerra-se a sessão, marcando se a imediata para a dia seguinte.

Documentos mandados para Mesa durante a sessão. •— Propostas de lei. Pareceres. Requerimentos.

Abertura .da sessão às 13 horas e 30 minutos.

Presentes à chamada 72 Srs. Devuta-, ft * •

ao*.

São os seguintes: