O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA 5^F PORTUGUESA

DIÁRIO DA CAMARÁ DOS DEPUTADOS

3ST. GO

EM 25 DE ABRIL DE 1922

Pwsidéncía do Ei.mp Sr. Alberto Ferreira Yidal

o ljt , n m», o í Baltasap de Almeida Teixeira tartUii o, t- ta.

Sumário.—'-áòre a sessão com a presença de .%' *ra. Deputados.

K lida a acta, que se aprova quando te verifica haver número regimental.

Dá-se conta do expediente.

Autes da ordem do aia,. —O • Sr. Rodrigo Rodrigues faz o elogio do falecido professor Júlio de Matos, associando-se a homenagem os Sr s. Ferreira de A/tra, Cancela de Abreu, Lino Neto, Álvaro de Castro, Lúcio dos Santos, Abílio Marcai e Ministro da Instrução (Augusto Nobre).

O Sr. Ministro do Trabalho (Vasco Borges) ontiia-se da questão dos Bairros Sociais, referindo--se a um artigo publicado no jornal «O Mundo».

Os Srs. Ministros da Agricultura (Ernesto Navarro) e da Guerra (Correia Barreio) enviam para a Mesa propostas de lei.

O Sr. Sampaio e Mata trata de casos de provimentos de escolas e de abusos em matéria de recenseamento no concelho de Montalegre. Responde o Sr. Ministro da Instrução.

Ordem do dia.— Continua em discussão o parecer n." W — exprojiriacões por utilidade pública.

Usa da palavra o Sr. Carlos Pereira, que apresenta uma moção, que é admitida.

O Sr. Marques Loureiro usa da palavra, em nome. da comissão de inquérito ao extinto Ministério dos Abastecimentos, referindo-se a um caso /lê intervenção, qua considera ilegítimo, por paste da administração dos Transportes Maritimcs em matéria de fornecimentos de carvão. Responde o Sr. Ministro do Comércio (Lima Basto).

Prosseguindo a discussão do parecer n." 19, o Sr. Abílio Marcai propõe que o -parecer baixe à comissão de administração pública. A moção é a-1 m i tida, tendo usado da palavra sobre o modo fie votar o Sr. Carvalho da b/lua.

Entra .em discussão a questão prévia, sobre que usam da palavra os Srs. Jorge A'?/«e*, Manuel Duarte, Carvalho da Silva, João Camocsaa, Mar-í/»»{jx Loureiro e Fausto de Figueiredo, finando pendcnle o debate.

O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Barbosa de Magalhães) declara-se habilitado a responder a uma nota de interpelação do Sr. Alberto Xavier.

Antes de se encerrar a sessão.— O Sr.'Jorge Caixinha trata do adiamento das escolas de recruta*.

O Sr. Francisco Cruz manda para a Mesa um projecto de lei.

Encerra-se a sessão, marcando-se a imediata para o dia seguinte.

Documentos mandados para a Mesa durante a sessão.— Renovações de iniciativa.— Propostas de lei.— Pareceres. — Requerimentos.

Abertura da sessão às lô horas e 15 minutos.

Presentes, 63 Srs. Deputados.

Srs. Deputados presentes à abertura da sessão:

Abílio Correia da Silva Marcai. Adolfo Augusto do Oliveira Coutinho. Alberto Ferreira Vidal. Alberto Jordão Marques da Costa. Alberto de Moura Pinto. Albino Pinto da Fonseca. Álvaro Xavier de Castro. Amadeu Leite de Vasconcelos. Amaro Garcia Loureiro. Américo Olavo Correia de Azevedo. Angelo de Sá Couto da Cunha Sampaio Maia.