O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂM4RA DOS DE

SIE3SSA.O 3ST.°

EM 2 DE MAIO DE 1922

Presidência do Ex.mo Sr, Domingos Leite Pereira Baltasar de Almeida Teixeira

Secretários os Ex.mos Srs.

João de Orneias da Silva

Sumário. — Abwtura da sessão. Leitura da acta. Correspondência.

Antes da ordem do dia.— O Sr. Cancela de Abreu reclama a presença do Sr. Ministro doa Estrangeiros.

O Sr. Torres Garcia reclama a presença do Sr. Ministro da Guerra oií qualquer membro do Governo.

O Sr. Rego Chaves insta pela remessa de documentos.

O Sr. Torres Garcia, achando-se presente o Sr. Presidente do Ministério, chama a atenção do • Governo para a forma como está sendo executada a lei do recrutamento militar.

Responde-lhe o Sr. Presidente do Ministério (António Maria da Silva).

O Sr. Cunha Leal manda para a Mesa um projecto de lei) para o qual pede urgência e dispensa do Regimento.

Ê aprovado este requerimento. Lido na Mesa o projecto de lei do Sr. Cunha Leal e, entrando em discussão, usa da palavra o Sr. Carvalho da Silva, sendo em seguida aprovado na generalidade e na especialidade e dispensada a sua última redacção, a reqiierimenio do Sr. Cunha Leal.

O Sr. Ministro do Comércio (Lima Basto) manda para a Mesa uma proposta de lei sobre estradas.

O Sr. António Correia reclama contra a extinção de várias estações telegráficas e telefónicas. Responde-lhe o Sr. Ministro do Comércio. O Sr. António Correia usa novamente da palavra para explicações.

O Sr. Canc.ela de Abreu ocupa-se da representação de Portugal na Conferência de Génova e chama a atenção do Sr. Ministro dos Estrangeiros' para a inteira execução do donvénio de Madrid relativo a garantia das marcas de vinho.

O Sr. Agatào Lança requere que na próxima sessão S'já di cutkio o projecto de lei, já aprovado no Senado, sobre as pensões às famílias das vítimas do 19 de Outubro.

E aprovado este requerimento.

O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Barbosa de Magalhães) responde ao Sr. Cancela de Abreu, e termina propondo um vo'o de saudação à Nação Brasileira por motivo do aniversário da descoberta do Brasil.

Usam da palavra os Srs.r Afonso de Melo, Nuno Simões, Carlos Pereira, Álvaro de Castro, Morais Carvalho e Lino Meto, sendo em seguida apro-vano o voto de saiidacão proposto pelo Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Entra em discussão, a requerimento do mesmo Sr. Ministro, uma proposta de lei autorizando a aquisição dum palácio para a embaixada portuguesa no Rio de Janeiro.

Usam da palavra os Srs. Carvalho da Silva e Nuno Simões, que envia para a Mesa uma moção.

Lida na Mesa é admitida.

Seguem-se no usn da palavra os Srs. Bartolo-me.u Severino, Cat valho da Silva, Nuno Simões e Ministro dos ^tgócios Estrangeiros.

O Sr. Bartolomeii Severino requere a prorrogação da^sesuão até ser votada a pi oposta em discussão. Ê aprovado.

Seyuem-se no uso da palavra os Srs. Cunha Leal, Joaquim Ribeiro e Lino Neto.

O Sr. Carvalho da Silva u*a novamente da palavra, dirigindo algumas preyitnías ao Sr. Ministro da Guerra (Correia Barreto), n que este rc*-ponde.

O Sr. Carvalho da Silva volta a usar da palavra.

O Sr. Ministro da Gueri a dá ainda algumas explicações, e em seguida usam da palavra os Srs. João Camoesas e Carvalho da Silva.

Encerrado o debate, é aprovada a moção do Sr Nuno Simões.

E aprovada em seguida a proposta de lei do Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, na generalidade e na especialidade, sendo dispensada a sua ultima redacção, a requerimento do &r. João Camoesas: