O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

SESSÃO IsT0° 65

EM 5 DE JUNHO DE 1922

Presidência do Ex,mo Sr, Domingos Leite Pereira

Secretários os Ex,mos Srs.

Sumário.— A sessão abre com a presença de . 38 Srs. Deputados. É lido o expediente e em seguida a acta.

Antes da ordem do dia.— Entra em discussão o paret-er n." 48, tendo o Sr. Paulo Cancela requerido que baixe à comissão respectiva. O Sr. Presidente esclarece que as comissões já se pronunciaram. Sobre o parecer, na generalidade, usa da palavra o Sr. Carlos Pereira.

São autorizadas a reunir durante a sessão as comissões do Orçamento e finanças.

Tem a palavra para explicações o Sr. Paulo 'Cancela de Abreu.

O parecer é aprovado na generalidade e em seguida na ^especialidade, com as emendas das comissões. É dispensada a leitura da última redacção.

O Sr. Alberto Le?o Portela chama a atenção do Governo para factos anormais no concelho de Sabrosa. Responde-lhe o Sr. Presidente do Ministério e Ministro do Interior (António Maria da Silva).

O Sr.. Álvaro de Castro chama a atenção do Sr. Ministro das Colónias (Rodrigues Gaspar) sobre o que, relativamente ao convénio entre Moçambique e a União Sul-Africana, tem vindo a Itinie na imprensa. Responde-f,he o Sr. Ministro das Colónias. Usam ainda da palavra os Srs. Álvaro de Castro, João Luís Ri

E aprovada a acta.

São concedidas licenças e feitas admissões.

Ordem do dia.—Prossegue a discussão do orçamento do Ministério da Justiça, usando da palavra os Srs. Pedro de Castro, Ministro da Justiça (Caíanho de Meneses) e Almeida Ribeiro.

O Sr. Minintro da Marinha (Azevedo Coutinho) comunica à Câmara a noticia, da chegada dos aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho à cidade do Recife.

Baltasar de Almeida Teixeira João de Orneias da Silva

Continua a discussão do orçamento do Ministé-, rio da Justiça. Usam da palavra os Srs. Pedro de Castro, Ministro da Justiça c Dinii da Fonseca.

O Sr. Sá Cardoso comunica à Câmara o falecimento do actor Verdial, e propõe um voto de sentimento, a-que se associam o Governo e os representantes dos vários grupos.

Prosseguindo a discussão do orçamento do Ministério da Justiça, usam da palavra os Srs. Lino Neto, Afonso de Melo, Almeida Ribeiro e Dinis da Fonseca. São aprovados os vários capítulos do orçamento do Ministério da Justiça.

Antes de se encerrar a sessão. — O Sr' António Maia ocupa-se da atitude da Câmara perante as declarações do Sr. Ministro da Marinha acerca da viagem aérea Lisboa-Rio de Janeiro, falando igualmente sobre o assunto os Srs. Ginestal Machado e Manuel Fragoso.

O Sr. Presidente encerra a sessão, marcando a imediata com a respectiva ordem do dia.

Abertura da sessão às 15 horas e 15 minutos.

Presentes à chamada 61 Srs. Deputados.

Entraram durante a sessão 27 Srs. Deputados.

Sr s. Deputados que responderam à chamada:

Adriano António Crispiniano da Fonseca.