O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

CÂMMU DOS DEPUTADOS

o

SESSÃO 3SV 72

EM 9 DE JUNHO DE 1922

Presidência do Ex.mo Sr. Domingos Leite Pereira Balis sar de Almeida Teixeira

Secretários os Ex.mos Srs,

Sumário. — Aberta a sessão com a presença de 36 Srs. Debutados, é lida a acta e dá-ae conta do expediente.

Antes da ordem do dia.— Continua em dis-cuNsão o parecer n.° 117 ( Transportes Marítimos). Usa da palavra o Sr. Ministro do Comércio (Li • ma Basto}.

Os Srs. Ministros da Agricultura (Ernesto Navarro) e das Finanças (Poríugal Durão) mandam para a Mesa prot ostas de lei.

Os Srs. JLiiczo de Azivedo e Velhinho Correia /repelem alusões da imprensa desagradáveis para a comissão de comércio e in-tústria.

E aprovada a acta e são concedidas licenças.

O Sr. Presidente comunica à Cântara um íe/e-grami do Sr. Presidente da Câmara dos Deputados Brasileira sau hindo o Parlamento português por motivo da travessia aérea Lisboa-Rio de Ja-neiro e propõe que se agradeça, com o maior entusiasmo, em nomtè de Portugal. Associam-se às palavras do Sr. Presidente os Srs. João -Camoesas, Barros Queiroz, Morais Carvalho, Carlos Olavo, Af/atão Lnnça, Lino Neto e Ministro das Finanças, è~te último em nome do Governo.

Q Sr. Ministro do Comércio associa-se ao protesto dos Srs. Lúcio de Azecedo e Velhinho Correia contra alu&òes desagradáveis da imprensa.

Ordem do dia. —Lêem-se e votam-se as emendas ao orçamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros. ' '

En.tra em discussão o parecer n.° 71-(V) que fixa as despesa* do Ministério do Comércio e Comunicações para o ano económico de 1922-1923.

Utam da palavra os Sry. Ministro do Comércio, Velhinho ' Correia, Plínio Silva, Fausto de Figueiredo, Constando de Oliveira, Almeida Ribeiro, João Orneia* da Silva, Joanuim Brandão e Torres Garcia. É aprovada a proposta até o capitulo 6.°, inclusive.

Antes de se encerrar a sessão.— O Sr. Leio Portela ocupa-se de factos relacionados com

João de Orneias da Silva

os acontecimentos de 19 de Outubro, respondendo-lhe o Sr. Ministrada Guerra (Correia Barreto). £'.. O Sr Carvalho da Silva refere-se a expressões, anteriormente pronunciadas pelos Srs. João Ca-moetas e Ag tão Lança, que lhe respondem.

U Sr. António Carreia trata de interesses regionais, respondendo-lht o Sr. Ministro da Guerra. O S.r. Presidente encerra a sessão, marcando a imediata com a respectiva ordem do dia.

Abertura às 15 horas e J2 minutos. Presentes 59 Srs. Deputados.

São 08 seguintes:

Abílio Correia da Silva Marcai.

Adriano António Crispiniano da Fonseca.

Afonso' d e. Melo Pinto Veloso.

Alberto Xavier.

Albino Pinto da Fonseca.

Amadeu Leite de Vasconcelos.

Américo da Silva Castro.

Aníbal Lúcio de Azevedo.

António Alberto Torres Garcia.

António Resende.

António Vicente Ferreira. -

Armando Pereira de Castro Agatão Lança.

Artur Morais de Carvalho.

Artur Rodrigues de Almeida Ribeiro.

Artur Virgínio de. Brito Carvalho da Sil\ a.

Baltasar de Almeida Teixeira.

Carlos Cândido Pereira.