O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA-

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

IsT. 8O

EM 21 DE JUNHO DE 1922

Presidência do Ex.mo Sr. Domingos Leite Pereira

Secretários os Ex.moi Srs.

Sumário.— Abre a sessão com d presença de 45 «b'rs. Deputados. É lida-a acta que adiante é aprovada, bem como a acta da sessão diurna do dia 20. Dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia. — O Sr. Carvalho da Silva censura o facto de se não ler prendido o assassino de Sidónio Pais e trata de uma entrevista '/dada pelo Sr. Presidente do Ministério ao jornal ^ ' v O Mundo. Responde o Sr. Ministro da Agricultura (Ernesto Navarro). O Sr. Joaquim de Oliveira manda para a Mesa dois projectos de lei. É autorizada a comissão do Orçamento a retinir durante a sessão.

O Sr. Maria.no Martins manda para a Mesa i um parecer sobre uma proposta de lei do Sr. Ministro da Agricultura para a abertura de créditos, requerendo a sua imediata, discussão. Ê aprovado, depois dê usarem da palavra os Srs. Carvalho da Silva e Mariano Martins (relator), sendo dispensada a última redacção.

O Sr. Carvalho da Silva insta por documentos requeridos pelo Ministério da Guerra.

O Sr. Êartolomeu Severino requere, e é aprovado, que entre em discussão o parecer referente à» emendas oferecidas ao orçamento do Ministério das Finanças. E aprovado o parecer.

O Sr. Velhinho Correia requere, e é aprovado, que entre em discussão imediata o parecer sobre as emendas oferecidas ao orçamento do Ministério do Comércio. É aprovado nem discussão o respectivo parecer.

Ordem do dia. — Continua a discutir-se o parecer n.° 117, que cria uma comissão liquidatária dos Transportes Marítimos do Estado.

O Sr. Ministro do Comércio (Lima Basto) responde aos discursos dos Sr. Cancela tle Abreu, Velhinho Correia .e Lúcio de Azevedo.

Seguem-se os Srs. Velhinho Correia, Lúcio de Azevedo e Alberto Xavier.

O debate fica pendente, sendo admitida a moção apresentada pelo Sr. Alberto Xavier.

Baltasar de Almeida Teixeira João de Orneias da Silva

Antes de se encerrar a sessão. — O Sr.

Carvalho dos Santos comunica que se constituiu a comissão de inquérito ao Ministério dos Estrangeiros.

O Sr. Nuno Simões refere-se à noticia de uru jornal a informar que o Sr. Afonso Costa recebeu 200 contos. O Sr. Ministrados Estrangeiros (Barbosa de Magalhães) desmente*

O Sr. Júlio Gonçalves refere-se aos desastres re-^ stdlantes de temporais no concelho de Carregai do Sal, pedindo providências.

Encerra-se a ses*ãn} marcando-se a imediata par a o dia seguinte, à hora regimental.

Documentos mandados para a Mesa durante a sessão.— Constituição de comissões.— Proposto, de lei. — Projectos de lei. — Pareceres.

Srs. Deputados presentes à abertura da sessão:

Adolfo Augusto de Oliveira Coutinho.

Adriano António Crispiniano da Fonseca.

Afonso de Melo Pinto Veloso.

Alberto-Ferreira Vidal.

Alberto Leio Portela.

Alberto de Moura Pinto.

Albino Pinto da Fonseca.

Amaro Garcia .Loureiro.

Angelo de Sá Couto da Cunha Sampaio Maia.

António Correia.

António Resende.

António de Sousa Maia.