O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário da Câmara dõc, Deputado è

nistro da Guerra seja marcada pára discussão na ordem do dia da sessão de amanhã.

O Sr. Presidente dó Ministério e Ministro do Interior (António Maria dá Silva): — Sr. Presidente : desejo fazer à Câmara uma declaração peremptória, que já tenho tido ensejo de fazer por várias vezes.

Um Governo não se pode determinar senão por àquilo que é capital e conveniente pára o País e constitui a sua acção.

O Sr. Ministro da Guerra não se importa que a proposta a que se refere o requerimento do Sr. Pires Monteiro seja, discutida amanhã, antes da ordem do dia.

Para ordem do dia da sessão de amanhã deverão ser marcadas a proposta sobro a reorganização dos serviços públicos e as propostas de finanças; e, Sr. Presidente, ou a Câmara discute ás questões essenciais para a vida da Nação ou eu não posso continuar à dirigir o Governo. (Apoiados}.

(S. Ex.* não reviu.

O Sr. Carvalho da Silva (sobre o modo de votar): — Sr. Presidente: não "desejo intervir nesta questão entre o Sr. Presidente do Ministério e o Srs Ministro de. Guerra, porquanto não é meu costume intrometer-me em questões de vida de família.

Desejo apenas frisar bem a circunstância de que o Sr. Presidente do Ministério não pocl& ver da parte" da minoria monárquica a menor acção no sentido de entravar os trabalhos parlamentares.

Essa responsabilidade cabo à maioria que todos os dias áqai nos veiti trazer pro-jectículos sem interesse e que apenas servem para tomar tempo à Câmara.

O orador não revia.

Ò Sr. Pires Monteiro: — Sr. Presidente: julguei que sobre a proposta do Sr. Ministro da Guerra não viria a incidir um longo debate; e, por tal motivo, fequeri que ola fosse dada para ordem do dia da sessão do amanhã;

Devo, porém, esclarecer que não,tenha dúvida em modificar o íueu requerimento no sentido de que essa'proposta seja marcada para antes da ordem do dia.

O orador não reviu.

O Sr. Cancela de Abreu: — Sr. Presidente: atendendo ao assunto, a minoria monárquica não faria reparo em que a proposta dê lei a que ré referiu õ" Sr. Pires Monteiro fosse marcada pàr"à ordem do dia da sessão de amanhil; más não poderemos deixar de protestar contra o facto de ela ser marcada para antes da ordem do dia$ continuando-se assim a impedir as minorias de se ocuparem de assuntos de interesse para o país.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Jorge Nunes:—Sr.-Presidenta: já com. enorme dificuldade se pode tratar de qualquer assunto no espaço destinado a «antes da ordem do dia», por isso que ele é absorvido por inil e um projectos.

Nós vemos que a um descongestionamento corresponde um novo congestionamento ainda maior; e a seguirmos por este caminho, nunca inais teremos ensejo de no espaço destinado a «antes da ordem do dia» .tratarmos de assuntos que por alguma forma interessam o país.

Nestas condições, eu devo dizer à Câmara que, embora a proposta do' Sr. Ministro da Guerra mereça o aplauso deste lado, nós não podemos dar o nosso voto para que seja discutida ahiès da ordem do dia.

Este lado da Câmara ílão tem culpa de que se percaui às vezes horas â falar sobre o modo de vblár. No^emtahtó, damos o nosso voto no sentioíò de1 sor discutida e votada imediatamente.

Tenho dito i

O orador não reviu.

O Sr. João Camoesas : — Sr. Presidente: pedi a % palavra para dizer cue a maioria concorda em que deve haver o espaço destinado a antes da ordem do dia, ã fim de os Srs. Depotados tratarem de assuntos vários;

Ela vai envidar todos os seus esforços no sentido de que esse espaço de tempo fique liberto.

Devo ainda dizer que se o Sr. Pires Monteiro estivesse de acordo, podia substituir-se o seu requerimento para que fosse imediatamente discutida a proposta que o Sr. Ministro da Guerra apresentou há, pouco à Câmara.