O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSO ÍT. 165

EM 16 DE NOVEMBRO DE 1922

Presidência do Ex,mo Sr, Alberto Ferreira Vidal

Baltasar de Almeida Teixeira

SecretáFios os Ex,mos Srs,

Sumário.— Abertura da, sessão. Leitura da acta. Expediente.

Antes da ordem do dia.— O Sr. Pretidente consulta a Câmara sobre se deve dar a palavra ao Sr. Aires de Orneias, que deseja ocupar-se, em negócio urgente, das violências cometidas durante o acto eleitoral.

A Câmara nega a autorização pedida. Levantam-se protestos da bancada monárquica. Estabelece-se tumulto, e o Sr. Presidente interrompe a sessão.

Reaberta a sessão, o Sr. Aires de Orneias usa da palavra para interrogar a Mesa.

Responde-lhe o Sr. Presidente.

A Câmara concede autorização ao Sr. José de Magalhães para usar da palavra, em negócio urgente, sobre um assunto que interessa ao nosso domínio colonial.

Usa da palavra o Sr. José de Magalhães.

Responde-lhe o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Barbosa de Magalhães).

Volta a usar da palavra o Sr. José de Magalhães.

O Sr. Presidente consulta a Câmara sobre se deve dar a palavra ao Sr. Cunha Leal, que deseja ocupar-se das violências praticadas durante o acto eleitoral.

Usam da palavra sobre o modn de votar os Srs. João Luís Ricardo, Cunha Leal, Nuno Simões e Carvalho da Silva, e em seguida é negada a autorização pedida.

O Sr. Hermano de Medeiros requere a contraprova e invoca o § 2." do artigo 116." do Regimento.

Feita a contraprova, confirma-se á rejeição por 47 votos contra 34.

Ordem do dia (continuação do debate político).— É aprovada a acta e são concedidas algumas licenças.

São admitidas à discussão algumas proposições de lei.

João de Orneias da Silva

Usa da palavra, para interrogar a Mesa, o Sr. Carvalho da Silva, respondendo-lhe o Sr. Presidente.

O Sr. Presidente propõe uma saudação ao novo Presidente da República do Brasil e um voto de sentimento pelo falecimento do Senador Júlio Maria Baptista.

Associam-se a este voto os Srs. Carvalho da Silva, Moura Pinto, Almeida Ribeiro, Alvado de Castro e Ministro das Finanças.

O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros at-socia-se, em nome do Governo, ao voto de saudação ao Presidente da República Brasileira.

A Câmara aprova os votos propostos pelo Sr. Presidente.

O Sr. Presidente anuncia que vai continuar o debate político, • dando em seguida a palavra ao Ur. Ministro dos Negócios Estrangeiros, que conclui o seu discurso, iniciado numa sessão anterior.

O Sr. Jaime de Sousa usa da palavra para explicações.

Volta a usar da palavra o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros.

A Câmara concede autorização ao Sr. Nuno Simões para usar da palavra sobre um negócio urgente, depois de terem usado da palavra sobre o modo de votar os Srs. Carvalho da Silva, Nuno Simões e Ministro do Comércio (Vasco Borges).

O Sr. Nuno Simões ocupa-se em seguida do modo como tem funcionado o Comissariado da Exposição Portuguesa no Rio de Janeiro.

Responde-lhe o Sr. Ministro do Comércio.

Antes de se encerrar a sessão.— O Sr. Carvalho da Silva ocupa-se dos acontecimentos eleitorais, reclamando castigo para os autores das violências.