O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 Diário da Câmara dos Deputados

pre tarde ou cedo, a Espanha, por mais de uma vez teve depois de recorrer aos serviços de tam notável homem de Estado, cuja acção foi sempre enérgica, patriótica, decidida e em prol dos interêsses legítimos da sua Nação, que êle soube sempre defender brilhantemente, com o vigor e o grande talento de que era dotado.

Parece-me, pois, que todos aqui, sem parti-pris do princípios, mas apenas fazendo justiça a quem a merece, darão o seu apoio no voto que eu tenho a honra de propor pela morte do notável estadista D. António Maura.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Alberto Vidal: - Sr. Presidente: pedi a palavra apenas para mo associar, em nome do Partido Republicano Português, ao voto de sentimento que acaba do ser proposto.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Sampaio Maia (para interrogar a Mesa): - Sr. Presidente: V. Exa. diz-me se eu estou inscrito para antes da ordem do dia, e se a inscrição agora nova, sôbre o voto do sentimento que foi proposto, prefere a inscrição anterior?

E, no caso afirmativo, em que artigo do Regimento se determina tal?

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: - E hábito conceder logo a palavra aos Sra, Deputados que desejam fazer uso dela para se associarem a votos do sentimento propostos.

S. Exa. não reviu.

O Sr. Ginestal Machado: - Sr. Presidente: vou usar da palavra em nome dos Deputados nacionalistas para dizer a V. Exa. o à Câmara que nos associamos sinceramente ao voto de pesar pelo falecimento do grande estadista e notável espanhol D. António Maura.

Há poucos dias ainda votou a Câmara ura. voto do sentimento peja morte do outro notável e graúdo espanhol, Pablo Iglésias.

A morto aproximou êstes dois homens, que aproximados andavam na opinião espanhola o mundial, pela integridade do seu carácter e pelo respeito que todos os seus patrícios lhes votavam.

D. António Maura era um político respeitado em Espanha, e era-o na verdadeira acepção da palavra. Além disso elo era também um espírito cultíssimo e um orador notável.

Sr. Presidente: bem fica a todos, quer estejam na direita ou na esquerda da Câmara, fazer justiça, pelo menos depois da morto, aos intuitos nobilíssimos que norteiam os homens que tem a desdita do andar nesta tormenta, que é hoje a vida política, e D. António Maura andava cheio de boas intenções e de elevação patriótica.

Associo-me, pois, sinceramente, em meu nome, e no do Partido Nacionalista, ao voto do sentimento proposto nesta Câmara.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Amâncio de Alpoim: - Sr. Presidente e Srs. Deputados: tal como os representantes da minoria monárquica, os representantes da minoria socialista não combatem na cova os homens que combateram na vida.

Que descanse, pois, em paz o homem de Montjuick.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Alberto Dinis da Fonseca: - Sr. Presidente: em nome da minoria católica associo-mo ao voto de sentimento pela morte do estadista espanhol Maura, e com tanta maior razão eu assim declaro, quanto é certo que nina das facetas predominantes na sua alta individualidade eram as suas fortes convicções religiosas.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Pina de Morais: - Pela esquerda democrática associo-me ao voto do sentimento pela morte de António Maura.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: Em vista das manifestações da Câmara, considero aprovado o voto de sentimento proposto.

O Sr. Pedro Pita: - Pedi a palavra para antes da ordem porque quero sa-