O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 16 de Dezembro de 1925 13

dada por interêsse público, mas ordem que eu não seria capaz de defender, porque se não houve direito de indemnizar os pobres portadores de cédulas de tostão, também não havia direito para indemnizar os ricos.

Mas é o próprio Banco de Portugal que hoje diz em nota oficiosa que não procedeu ao troco das notas por ordem do Govêrno.

Ora se o Banco, sem ordem do Govêrno, sem autorização da sua assemblea geral, deliberou pagar essas notas...

O Sr. Manuel José da Silva: - V. Exa. dá-me licença?

V. Exa. não fez a si próprio esta pregnnta que tantos de nós próprios a nós mesmos porventura fizemos: O Banco de Portugal, que pelo seu último balancete tinha um certo quantitativo, onde foi buscar o necessário para fazer frente aos pagamentos?

O Orador: - Já lá vamos.

Torno a chamar a atenção da Câmara para êste facto, porque tenho a certeza que todos, e muitos são - quero mesmo acreditar que seja a unanimidade dos que me escutam - hão-de dizer no fundo da sua consciência o mesmo que toda a opinião sensata disse perante êsse acontecimento:

"Aqui há gato e gato de grande importância".

Ah!, meus senhores, que se venha dizer ao Parlamento que os elogios da imprensa, que essa atitude se baseava na função primacial do grande instrumento de crédito da Nação, que representa o Banco de Portugal, não é verdade!

Tam alta importância, tam elevada posição dentro do ambiento económico do País como o Banco de Portugal, ocupa a Caixa Geral de Depósitos, e no momento em que, por virtude de qualquer incidente de administração, a Caixa Geral de Depósitos teve, não uma dificuldade de vida, mas um problema com um pequeno aspecto criminal a resolver, como foi o caso do cheque falso da Exploração do Pôrto de Lisboa, a Caixa Geral de Depósitos, que não tem verbas de publicidade, não encontrou nos órgãos da grande imprensa o ambiente de elogio, de satisfação, que agora encontrou o poderoso Banco de Portugal.

Trata-se, de um estabelecimento público que, através duma campanha de descrédito, através mesmo da exploração quê em, certos órgãos se fazia em torno da questão dêsse cheque falso - chegando se a acusações pessoais contra os seus próprios directores - podia ser vítima de uma, corrida dos seus depositantes, que levaria a uma realização imediata de dinheiro, superior a 300:000 contos.

Mas os patrióticos órgãos, que são a expressão da opinião pública portuguesa, não tiveram essa preocupação.

Quando eu, cumprindo a promessa de dizer verdades, me refiro a êstes assuntos, não há no meu espírito, afirmo-o, e interêsse da Caixa Geral de Depósitos, procurando atrair para si algumas funções que ao Banco de Portugal pertencem.

Invoco o testemunho do Sr. Pestana Júnior, porque S. Exa., quando quis conferir à Caixa Geral de Depósitos uma função de desconto que pertencia ao Banco de Portugal, sabe que a Caixa não a aceitou.

De resto, como organismo público, as nossas relações com o Banco de Portugal têm sido sempre do cumprimento, de banda a banda, de uma amizade recíproca.

Sr. Presidente: nestas minhas razões de ataque às pessoas ou às funções que andam ligadas a êste triste acontecimento há uma suprema preocupação de afirmação de princípios.

Porque razão é que só pode explicar, como se pode conceber que durante cêrca de um ano um banco emissor receba e encaixe no seu tesouro, encaixe nas suas gavetas, dê acesso na sua escrita a uma circulação de algumas dezenas de milhares de contos em notas com os números de uma série duplicada?

Não há desorganização de serviços que possa explicar esta falta.

Sim, porque durante cêrca de um ano essas notas entraram nas gavetas do Banco de Portugal às bateladas, aos montões de centenas de contos por depósitos que os bancos faziam de venda de títulos aos homens do Banco Angola e Metrópole, pelas notas que as praças estran-