O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28 Diário da Câmara dos Deputados

Aproveito a ocasião de estar no uso da palavra para declarar, a propósito duma pregunta feita pelo Sr. Rafael Ribeiro, que em momento algum S. Exa. se me dirigiu pedindo a sua nomeação para qualquer consulado.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Dagoberto Guedes: - Sr. Presidente: 6 profundamente lamentável que um assunto desta ordem não mereça, como deve merecer, a atenção de todos os Srs. Parlamentares.

Como V. Exa. sabe, a Sociedade das Nações tem passado por diversas fases; e neste momento em que a Alemanha se propõe entrar para a Sociedade das Nações, eu creio, e todos aqueles que acompanham a política internacional pensam, decerto, da mesma maneira, que a Sociedade das Nações vai entrar numa actividade maior e numa fase mais interessante para a política internacional.

Acho que, neste momento, o País se deve interessar pela nossa representação. Ao contrário do que alguns oradores afirmaram, ela não é excessiva, porque é muito possível que haja vantagem em que o nosso País se faça representar em todas as conferências a fim de ter um conhecimento permanente de todos os fenómenos do ordem política internacional e especialmente de ordem colonial, que ao nosso País tanto interessam, e por conseguinte sou de opinião que esta verba não .se deve deminuir e até, sendo possível, deve ser aumentada, para que durante o ano que vai seguir-se, em que porventura problemas do maior interêsse para o País se vão debater na Sociedade das Nações, nós tenhamos lá os representantes indispensáveis para porem o Govêrno e a Nação ao corrente do que lá se passar e para defenderem os nossos interêsses.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Agatão Lança: - Sr. Presidente: pedi a palavra para mandar para a Mesa uma proposta de emenda ao artigo 14.° do capítulo 10.°, eliminando um "etc." que por lapso lá foi colocado; e para dizer ao Sr. Nordeste que faço inteiramente minhas as palavras do Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, que respondeu brilhantemente a S. Exa. e de modo a satisfazê-lo.

Quanto ao Sr. Rafael Ribeiro, que veio novamente argumentar hoje com a verba indicada no orçamento francês, devo dizer que é absolutamente impossível que o orçamento francês tenha a verba que S. Exa. citou e que é muito menor que a de Portugal. S. Exa. com certeza que leu mal.

Tenho dito.

O orador não reviu.

E lida e admitida a proposta de emenda apresentada pelo Sr. relator, sendo em seguida aprovada.

É a seguinte:

Suprimir o "etc." na segunda rubrica do artigo 34.° do capítulo 10.° - O relator, Agatão Lança.

E aprovado o capítulo 10.°, salvo a emenda.

Seguidamente aprova-se sem discussão o capítulo 11.°

O Sr. Presidente: - Interrompo a sessão para continuar às 21 horas e meia.

Eram 19 horas e 35 minutos.

O Sr. Presidente: - Está reaberta a sessão.

Eram 21 horas e 55 minutos.

O Sr. Presidente: - Vai entrar em discussão o orçamento do Ministério do Interior.

Vai ler-se o capitulo 2.°

Foi lido.

O Sr. Presidente: - Os Srs. Deputados que aprovam o capítulo 2.° queiram levantar-se.

Está aprovado.

O Sr. Presidente: - Vai ler-se o capítulo 3.°

Foi lido e pôsto em discussão.

O Sr. Ginestal Machado: - Sr. Presidente: não quis usar da palavra na generalidade porque, realmente, como já aqui declarei em tempo oportuno, afigura-se-me que a limitação do tempo para a generalidade de um documento desta natureza não se justifica, nem se com-