O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO N.º 62

EM 29 DE MARÇO DE 1926

Presidência do Exmo. Sr. Alfredo Rodrigues Gaspar

Secretários os Exmos. Srs.

Baltasar de Almeida Teixeira
Joaquim Brandão

Sumário. - É aberta a sessão com a presença de 58 Srs. Deputados. Procede-se à leitura da acta e dá se conta do expediente, que tem o devido destino.

Antes da ordem do dia. - O Sr. Presidente propõe que a sessão seja interrompida durante quinze minutos como sinal de sentimento pela morte do Sr. Queirós Vaz Guedes. Em nome de vários lados da Câmara usam da palavra, associando-se à proposta do Sr. Presidente, os Srs. Tavares Ferreira, Mário de Aguiar, Ramada Curto, Matos Cid. Manuel José da Silva, Joaquim Dinis da Fonseca, Jorge Nunes, Pestana Júnior, Sampaio Maia, Abreu e Lima e Presidente do Ministério António Maria da Silva. A proposta é aprovada, interrompendo-se a sessão. Reaberta usa da palavra o Sr. Felizardo Saraiva, que pede providências acerca da exportação de batata. O Sr. Ministro das Finanças (Marques Guedes) apresenta uma proposta de lei e requere que sejam discutidas as emendas introduzidas peto Senado na proposta de lei que concede uma moratória para, o pagamento das contribuições do Estado. O requerimento é aprovado. Procedendo-se à votação das emendas, são também aprovadas. A. requerimento do Sr. Estêvão Aguas entra em discussão e é aprovado o parecer n.º 9 sôbre o projecto de lei n.º 8-C. É aprovada a acta.

Ordem do dia. - É lido na Mesa o parecer n.° 40, que autoriza a abertura de um crédito de 18:000 centos a favor da província de Moçambique. Entra em discussão, usando da palavra os Srs. Delfim Costa, Tamagnini Barbosa, Joaquim Dinis da Fonseca, Manuel José da Silva, Filomeno da Câmara e Soares Branco.

Antes de se encerrar a sessão. - Usa da palavra o Sr. Tamagnini Barbosa, respondendo o Sr. Ministro das Finanças. O Sr. Presidente encerra depois a sessão, indicando a seguinte para o dia imediato, com a respectiva, ordem dos trabalhos.

Abertura da sessão, às 15 horas e 12 minutos.

Presentes à chamada, 58 Srs. Deputados.

Entraram durante a sessão 19 Srs. Deputados.

Srs. Deputados presentes à abertura da sessão:

Adolfo de Sousa Brasão.
Adolfo Teixeira Leitão.
Alexandre Ferreira.
Alfredo Pedro Guisado.
Alfredo Rodrigues Gaspar.
Amilcar da Silva Ramada Curto.
Angelo de Sá Couto da Cunha Sampaio Maia.
António Augusto Rodrigues.
António Augusto Tavares Ferreira.
António José Pereira.
António Lobo de Aboim Inglês.
António Maria da Silva.
António Pinto de Meireles Barriga
Armando Pereira de Castro Agatão Lança.
Artur da Cunha Araújo.
Augusto Pires do Vale.
Baltasar de Almeida Teixeira.
Carlos de Barros Soares Branco.
Carlos de Moura Carvalho.
Custódio Lopes de Castro.
Dagoberto Augusto Guedes.
Daniel Rodrigues Salgado.
Delfim Costa.
Domingos António de Lara.