O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 Diário das Sessões do Congresso

encorporou no mundo moderno com vinte séculos de cultura. Vivemos nesta espécie de solidariedade humana que corrige os excessos do egoísmo humano. Um outro equilíbrio europeu tem de fundar-se, conduzindo ao estabelecimento duma paz milenária.

A política externa de Portugal deriva completamente da sua situação geográfica; ela solidarizou-se com a Europa, quando combatia o imperialismo da Espanha no século xvn e quando no século XIX desmoronava o imperialismo napoleónico; ela nos fará cooperar na actividade mundial dos grandes estados com apoio no Atlântico.

Apresentando êstes dois aspectos da política interna e externa da nação portuguesa, dêles se deduz um plano de Govêrno. E, ao preferir as palavras de compromisso de honra, desta hora em diante só aspiro a que, ao regressar dignamente ao lar, se possa dizer: "Cumpriu o que prometeu; guiou-se pelo bom senso e pelo desinteresse".

Finda a leitura, repetem-se os aplausos e vivas e todos os Srs. Congressistas, acompanhando o Sr. Presidente da República, se dirigem à janela principal do edifício, de onde, pelo Sr. Presidente do Senado, que presidiu ao Congresso, é feita a proclamação.

Eram 19 horas e 10 minutos.

Documentos enviados para a Mesa

Declaração

Declaramos que votámos contra a aceitação da renúncia oferecida pelo Sr. Presidente da República. Entendemos que S. Exa., por toda a ordem de razoes, quer de política interna, quer de política externa, deve conservar-se no exercício das suas funções até o termo legal do seu mandato.

Sala das Sessões do Congresso, em 29 de Maio de 1915. - O Deputado, António Aresta Branco. - O Senador, José de Pádua.

O REDATOR - Sérgio de Castro.