O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO CONGRESSO

Prasidência do Ex.mo Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretários os Ex.mog Srs.

Baltasar de Almeida Teixeira José Mendes dos Reis

Resumo.— Procede-te à. chamada. Respon.-dem 94 Senhores Congressistas, Senadores e Dfe-putados.— Lê-se a acta da última reunião do Congresso, que é aprovada sem discussão. • São lidos dois ofícios, determinando osfinspara que se reúne o Congresso.

. . Lê-se um telegrama do nosso Ministro em Paris, referente ao pedido de renúncia, formulado .pelo Sr. Dr. Bernardino Luís Machado Guimarães. O Sr. António Maria da Silva, em moção de ordem, apresenta e justifica um projecto de resolução, que é admitida. O Sr. João Pinheiro protesta contra o facto do Congresso tomar conhecimento do pedido de que se trata, e retira-se da sala. O Sr. Lddislau Batalha manifesta-se contra a doutrina da moção. O Sr. António José de Almeida expõe o seu ponto de vista, justificativo da reuni ao • do Congresso para o fim de que se trata, fazendo o elogio da individualidade prestigiosa do Sr. Dr. Bernardino Machado. O Sr. Afonso de Melo justifica a sua opinião jurídica contra al<_-guns seu='seu' silva='silva' moção='moção' termos='termos' lhe='lhe' voto.='voto.' dos='dos' do='do' antónio='antónio' sr.='sr.' o='o' p='p' dando='dando' não='não' maria='maria' da='da'>

A moção é aprovada, e, requerendo o Sr. Alberto Xavier a contra-prova, a aprovação é confirmada.

Entra em discussão a proposta para a reunião do Congresso, para o fim da revisão antecipada da Constituição da República.

O Sr. Alberto Xavier apresenta é justifica uma questão prévia, no sentido dar revisão se iniciar pela Câmara dos Deputados. E admitida, ficando em discussão conjuntaménte com a proposta, que o Sr. Mem Verdial, usando em seguida da palavra, considera -inconstitucional. Ô Sr. Pais Ro-visco justifica o seu apoio à doutrina da questão prévia. O Sr. Jacinto Nunes expõe a sua opinião, que o Sr. Mem Verdial combate. E requerida e aprovada a prorrogação da sessão. O,,Sr. Mesquita Carvalho apresenta e justifica uma moção de ordem, . .

É lida a questão prévia, e sendo requerida a contagem pelo Sr. Jacinto Nunes, procede-se'à chamada: • • . • '. "

Respondem 88 Senhores Congressistas, e sendo o «quorum» de 91,.o Sr. Presidente marca sessão para o dia seguinte às lõ horas, para o fim de se continuar a discussão interrompida.

Abertura da sessão às lõ horas e ôO minutos. .

Srs. Senadores presentes:

Abílio de Lobão Soeiro.

Afonso Henriqúes do Prado Castro e Lemos. ,

Alfredo Augusto da Silva Pires.

Alfredo Narciso Marcai Martins Portugal. • .

António Augusto Teixeira.

António Maria da Silva Barreto.

António Xavier Correia Barreto.

Armindo de Freitas Ribeiro de Faria.

Celestino Germano Pais de Almeida.

Ezequiel do Sobral Rodrigues.

Heitor Eugênio de Magalhães Passos.

Herculano Jorge Galhardo.

João Namorado de Aguiar.

Joaquim Cfelorico Palma.

Joaquim Pereira Gil de Matos.

Jorge Frederico Velez Caroço.

José Duarte Dias de Andrade.

José Joaquim Fernandes de Almeida.

José Maria de Moura Barata Feio Te-renas.

José Mendes Reis.

Luís Inocêncio Ramos Pereira. • Manuel Gaspar de Lemos.