O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA W PORTUGUESA

DIÁRIO DO CONGRESSO

SIESSJLO IsT.° 9

EM 8, 9 E 10 DE OUTUBRO DE 1919

Presidência do Ex.mo Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretários os Ex.m0i Srs.

PRIMEIRA PARTE

Sumário.— Chamada e abertura da sessão.

Leitura e aprovação da acta.

Expediente,

O Sr. Presidente anuncia que a ordem do dia é a eleição do Conselho Parlamentar.

E rejeitadafra admissão duma questão prévia que o Sr. Mesquita Carvalho fundamenta e apresenta. É interrompida a sessão para. o confecciona-mento de listas para a eleição do Conselho Parlamentar. Reaberta, expendem considerações os Srs. António Granjo, Júlio Martins, António Fonseca, António Maria da Silva e Jorge Nunes,,mandando propostas os Srs. Júlio Martins e António Maria da Silva. É prorrogada a sessão a requerimento do Sr. Pedro Pita. É retirada pelo proponente a moção do Sr. Júlio Martins. Novamente usam da palavra os Srs. António Granjo e Júlio Martins. O Sr. António Maria da Silva f az uma modificação à sua proposta. Depois de falar ainda o Sr. António Granjo, é aprovada aquela proposta. Interrompe-se a sessão e sendo reaberta faz-se a chamada para a votação, mas não há número. Usam ainda da palavra os Srs. Abílio Marcai e António Maria da Silva. Encerra a sessão, aprazando outra, o Sr. Presidente.

—•» *

SEGUNDA PARTE

Reaberta a sessão, o Sr. Presidente anuncia que vai proceder-se à chamada para a eleição do Conselho Parlamentar. Pedem a palavra e usam dela os Srs. Antómo Granjo (sobre o modo de votar), António Maria da Silva (para explicações), Júlio Martins (para ratificar a sua atitude tomada na véspera), António Granjo e António Maria da Silva. O Sr. António Granjo propõe que o Sr. António Fonseca concretize, por escrito, um alvitre que, sobre o modo de-votar, formulara na véspera. O Sr. António Fonseca deseja saber, primeiro, se o Congresso aceita ou não o seu alvitre. O Sr. Presidente declara que não pode consultar o Congresso sobre tal matéria. Trocam-se explicações entre os Sr António Maria da Silva e António

Baltasar de Almeida Teixeira José Mendes dos Reis

Fonseca, por aquele Sr. Congressista haver inter, •petrado equivocadamente a atitude do segundo. O Sr Presidente consulta o Congrefso sobre se autoriza o Sr. António Fonseca a formular, por escrito, o seu alvitre. O Sr. Costa Júnior observa que só há que repetir a eleição que na véspera se não fez por falta de número. O Sr. Carlos Olavo entende que a proposta já votada só pode ser retirada pelo próprio proponente.' O Sr. Abílio Marcai observa que o Congresso não pode autorizar que se faça nova proposta. O Sr. António Granjo discorda. O Sr. Presidente consulta o Congresso sobre se autoriza que o Sr. António Fonseca escreva o seu alvitre. O Sr. António Maria da Silva discorda. Consultado o Congresso, verifica-se que não autoriza o Sr. António Fonseca a redigir o seu alvitre. O Sr. Presidente anuncia que vai proccder-sê à votação. Faz-se a chamada. O número de descargas foi de 83 e o «quorum» é de 87. Não há número suficiente para a eleição ser válida. O Sr. Presidente anuncia que se repetirá no dia seguinte.

TERCEIRA PARTE