O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO N.º 18

EM 29 DE NOVEMBRO DE 1911

SUMARIO. - Chamada e abertura da sessão. - Leitura e aprovação da acta. - O Sr. Presidente deu conta à Câmara de ter sido procurado por uma comissão delegada do Congresso Nacional de Mutualidade, a qual solicitou que fossem publicados no Diário do Govêrno os votos emitidos pelo mesmo Congresso. A Câmara resolveu que fossem publicados no caso da outra Câmara não haver já tomado idêntica resolução. - Leu-se o expediente. - Foram relevadas as faltas do Sr. Senador António Ribeiro Seixas e decidiu-se que a Mesa representasse o Senado no cortejo cívico do 1.º de Dezembro. - O Sr. Presidente disse que, segundo a Constituição, entendia ser preciso suprimir uma frase no artigo 1.° do Regimento e a Câmara concordou. - O Sr. Senador Ladislau Piçarra referiu-se ao facto de não haver professores para as escolas primárias. Respondeu lhe o Sr. Ministro do Interior. - O Sr. Senador Alves da Cunha chamou a atenção do Govêrno para a urgência de serem pagas as pensões aos párocos que as aceitaram e de evitar que êstes sofram qualquer opressão por parte daqueles párocos que recusaram as pensões. Respondeu-lhe o Sr. Ministro da Justiça. - O Sr. Senador Arantes Pedroso reclamou providencias no sentido de que o movimento do porto dê Lisboa não coutinui a decrescer. Respondeu-lhe o Sr. Ministro do Interior. A êste mesmo assunto se referiu o Sr. Senador Nunes da Mata. - O Sr. Senador Ramiro Guedes tratou da falta de professores nas escolas primárias do distrito de Santarem, especialmente no concelho de Abrantes. Respondeu-lhe o Sr. Ministro do Interior.

Ordem do dia - Primeira parte. - Interpelação do Sr. Senador Goulart de Medeiros ao Sr. Ministro da Guerra sôbre questões militares. Respondeu-lhe o Sr. Ministro daquela pasta. E o Sr. Senador interpelante usou novamente da palavra.

Segunda parte. - Foram eleitas as comissões de administração pública e de assuntos cultuais. - O Sr. Senador José de Pádua pediu providencias contra os abusos da medicina ilegal exercida por curandeiros. Sôbre esta reclamação usaram tambêm da palavra os Srs. Senadores Eusébio Leão e Ladislau Piçarra. - O Sr Presidente explicou os motivos por que entendia não dever marcar sessão para o dia seguinte. Agradeceu aos Srs. Senadores a coadjuvação que lhe prestaram emquanto ocupou a cadeira da Presidência e pediu-lhes que não faltassem à sessão do dia 2 de Dezembro, que será, segundo a Constituição, a primeira da sessão legislativa de 1911-1912. - A sessão foi encerrada.