O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

SESSÃO LEGISLATIVA DE 1911-1912

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO N.8 52

EM 8 DE MARÇO DE \ 912

SUMÁRIO.— Chamada e abertura da sessão.—Leitura e aprovação da acta. — Expediente.—O Sr. Senador Adriano Pimenta desenvolve largas considerações sobre o discurso do Sr' Senador José Maria Pereira, a propósito da representação da Associação Portuense dos Empregados de Escritório, sobre a lei das sociedades anónimas. O Sr. Senador José Maria Pereira usa da palavra em resposta àquele membro do Senado.

Ordem do dia.—Discussão do projecto que extingue o tribunal especial criado por lei de 23 de Outubro de 1911. Sobre a generalidade falam ,os Srs. Senadores Antão de Carvalho, Machado de Serpa, José de Castro, Artur Costa e Ministro da Justiça f António Macieira). É aprovada a generalidade.— O Sr. Senador Peres Rodrigues manda para a mesa três pareceres da comissão de finanças.— E posto em discussão o artigo 1.° do projecto, mandando para a mesa uma emenda, que é lida e admitida, o Sr. Senador Antão de Carvalho. O Sr. Ministro da Justiça (António Macieira) declara não concordar com a emenda, que o seu autor em seguida pede licença para retirar. São aprovados os demais artigos. A requerimento do Sr. Senador Artur Costa, é o projecto dispensado de ir à comissão de redacção.— O Sr. Senador Vera Cruz manda para a mesa um parecer da comissão de, colónias.— O Sr. Senador Abílio Barreto pede urgência para o projecto, que permite a entrada de pão espanhol livre de direitos. É aprovado.— O Sr ,Senador José de Pádua requere urgência para o projecto que manda aplicar uma verba das inundações para estradas a reparar. É aprovado aã generalidade e na especialidade o parecer sobre o pagamento das rendas das propriedades onde se acha instalada a Coudelaria Nacional.—Entrando em discussão o projecto de lei relativo à eutrada de pão espanhol, os Srs. Senadores Abílio Barreto e Ro-visco G-arcia usam da palavra sobre ele. E aprovado na generalidade e na especialidade, e a requerimento do Sr. Senador Abílio Barreto é dispensado de ir à comissão de redacção.—E posta em discussão a proposta de lei relativa à reparação de estradas. E aprovada sem discussão na generalidade e especialidade.— É posto em discussão o parecer relativo ao busto de Sousa Viterbo. É rejeitado, sem que ninguém pedisse a palavra.— O Sr. Senador José de Pádua comunica à Câmara que ele e outros dois Srs. Senadores se desempenharam da comissão de representarem o Senado nos funerais das vítimas do naufrágio da Faro.— O Sr. Senador Botelho de Sousa manda para a mesa o projecto de lei referente às promoções por distinção.— O Sr. Senador Sousa Júnior usa da palavra para se reportar ao que disse na sessão passada o Sr. Ministro do Interior (Silvestre Falcão). — O Sr. Presidente propSe que o Senado se faça representar nos funerais das vítimas do naufrágio da Faro, e designando ordem do dia, encerrou a sessão.

*

f"