O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SÓ ORDINÁRIA DO 3.° PERÍODO DA l,a IMSLATURA

1013-1913

EM 5 DE DEZEMBRO DE 1912

Presidência do Ex.mo Sr. Domingos Tasso de Figueiredo

Manuel José Fernandes Costa.

Secretários os- Ex.mos Srs.

Evarisío Luís das Neves Ferreira de Carvalho

Sumário.—Abre a sessão com a presençadd 24 Srs. Senadores. — Acta aprovada. — Lê-se o expediente.

Antes da ordem do dia. — O Sr. José Maria Pereira requere um documento. — O Sr. Durão participa que o Sr. Goulart de Medeiros'tem faltado por motivo de doença. São-lhe relevadas as faltas. — O Sr. Ladislau Piçarra presta homenagem aos secretários da mesa transacta. — O S-r. Presidente ayradece em nome daqueles Srs. Secretários e também a sua reeleição para o cargo de Vice-Presidente. — O Sr. Bernardino Roque agradece as palavras que em especial lhe diziam respeito como antigo Secretário. — O Sr. Nunes da Mata refere-se ao serviço do registo civil no concelho de Coruche, e elogia o -modo como o Sr. Bernardino Roque desempenhou o seu lugar de 1." Secretário. Por último refere-se à exiguidade dos vencimentos dos praticantes de taquigrafia do Con-greszo. — O Sr. Afonso Pala fala sobre a questão do desvio da linha eléctrica em Algés. Responde-lhe o Sr. Presidente do Ministério e Ministro do Interior. O Senado permite que o Sr. Afonso Pala replique. — Continua a interpelação do Sr. Miranda d o Vale. O Si-. Sousa da Câmara, que tinha ficado com a palavra reservada, conclui o seu discurso. Resolve-se-dar a palavra a outros oradores sobre a matéria da interpelação, em vez de se passar à ordem do dia. Usa da palavra o Sr. Cristóvão Moniz.— O Sr. Miranda do Vale participa estar constituída a comissão de instrução.— O Sr. Ladislau Piçarra rcquere que se prorrogue a sessão até estar esgotada a inscrição sobre o assunto da interpelação do Sr. Miranda do Vale. Este requerimento K rejeitado. Continuando a discussão daquele assunto, usa da palavra o Sr Nunes da Mata. O Sr. Ladislau Parreira requere que se dê a matéria por- discutida sem pre-juizo dos oradores inscritos. Este requerimento é rejeitado. Segue-se no uso da palavra o Sr. Ladislau Piçarra, que fica com a palavra reservada.

Antes de ser encerrada a sessão. — O Sr.

Bernardino Roque agradece as palavras amáveis que lhe dirigiu o Sr. Mata. — O Sr. Anselmo Xavier deseja ouvi)' o -Sr. Ministro da Guerra sobre as acusações feitas contra o modo como são tratados os presos políticos no presídio da Trafaria. O Sr. Ministro da Guerra dá explicações sobre o assunto, mostrando que tais acusações não tem fundamento. — O Sr. José Maria Pereira diz que protestará sempre que se pretira por outros assuntos a ordem do dia. — O Sr. Miranda do Vale manda para a mesa um parecer. — O Sr. Silva Barreto pede que brevemente se depara ordemrdodia o projecto relativo às escolas normais.— E encerrada a sessão às 18 horas, sendo dada para ordem do dia a eleição de comissões.

^Srs. Senadores'presentes à abertura da sessão:

Abílio baeta das Neves Barreto. Afredo Botelho de Sousa. Alfredo José Durão. Anselmo Augusto da Costa Xavier. António Brandão de Vasconcelos. António Ladislau Parreira. António Ladislau Piçarra. António Maria da Silva Barreto. António Pires de Carvalho; Carlos Richter.

Domingos Tasso de Figueiredo. Evaristo Luís das Neves Ferreira de Carvalho.