O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

ORDINÁRIA DO 3,° PEÉDO DA l,a LEGISLATURA

1O1S-1O13

EM 16 DE DEZEMBRO DE 1912

Presidência do Ex.mo Sr. Anselmo Braamcamp Freire

Artur Rovisco Garcia

Secretários os Ex.mos Srs.

Sumário.—Chamada, e abertura da sessão.— Leitura e aprovação da, acta, — Dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia. — O Sr. Ladislau Piçarra fala sobre as manifestações tumultuosas em Coimbra, a propósito da demissão dum administrador de concelho.

Usam da palavra sobre o assunto os Srs. Eva-risto de Carvalho, Anselmo Xavier, João de Freitas, Afonso Pala, Nunes da Mata e Pires de Carvalho.

É eleito para membro da comissão mixta, encarregada de apreciar as reclamações das vitimas da revolução, o Sr. Martins Cardoso.

Ordem do dia. — (Continuação da, discussão sobre o projecto relativo a importação de cereais). Sobre a generalidade usam da palavra os Srs. Goulart de Medeiros e Ministro interino do Fomento (Fernandes Costa).

E aprovada a generalidade do projecto.

Entra em discussão na especialidade, usando da palavra os Srs. Goulart de Medeiros, Machado de Serpa, Sousa da Câmara, Ministro do Fomento, Cupertino Ribeiro, Nunes da Mata, Goulart de Medeiros, José de Pádua e Abílio Barreto.

O Sr. José Maria Pereira mandou para a mesa um parecer acerca dos lentes da Escola Naval, o qual, a requerimento do Sr. Tasso de Figueiredo, é publicado no «.Sumário».

Antes de se encerrar a sessão.— O Sr. Cupertino Ribeiro pede para a sessão seguinte a discussão do projecto sobre a criação dum concelho no Bombarral, proposta que não foi votada por não haver número suficiente.

Estiveram na sala os Srs. Ministros do Fomento e da Justiça.

O Sr. Presidente encerra a sessão.

Srs. Senadores que compareceram à

sessão: Abílio Baeta das Neves Barreto.

E?aristo de Carvalho

Alfredo Botelho de Sousa. Alfredo José Durão. Anselmo Braamcamp Freire. Antão Fernandes de Carvalho.. António Bernardino Roque. António Ladislau Piçarra. António Maria da Silva Barreto.. António Pires de Carvalho. Artur Augusto da Costa. Artur Rovisco Garcia. Augusto de Vera Cruz. Carlos Richter. Cristóvão Moniz. Domingos Tasso de Figueiredo.-Inácio Magalhães Basto. João José de Freitas. Joaquim José de Sousa Fernandes José Afonso Pala. José António Arantes Pedroso José de Castro.

José de Cupertino Ribeiro Júnior. José Machado de Serpa. José Maria de Moura Barata Feio T©— renas.