O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

29.ª ORDINÁRIA DO 3.° PERÍODO DA 1.ª LEGISLATURA

1912 - 1913

EM 21 DE JANEIRO DE 1913

Presidente o Exmo sr. Amaro de Azevedo Gomes

Secretários os Exmos. Srs.

Artur Rovisco Garcia
Evaristo de Carvalho

Sumário. - Chamada e abertura da sessão. Leitura da acta, que foi aprovada. - Menciona-se o expediente.

Antes da ordem do dia. - O Sr. Senadores Alfredo Durão manda para a mesa um parecer da comissão de engenharia. - O Sr. Senador Abílio Barreto refere-se ao Instituto Feminino de Educação e Trabalho. - Entra na sala e toma assento o Sr. Senador Luís Rosete. - Lê-se para entrar em discussão o parecer N.° 99, usando da palavra os Srs. Senadores Abílio Barreto, que apresenta uma emenda. João de Freitas e Nunes da Mata. - Foi aprovado, salva a emenda. - Lê-se e entra em discussão o parecer N.º 262, sendo aprovado. - O Sr. Senador José Maria Pereira justifica uma proposta de sindicância ao Liceu de Camões. - Sôbre o assunto fala o Sr. Senador João de Freitas.

Na ordem do dia. - Lê-se e entra em discussão o parecer n.° 25, que foi aprovado. - Entram em discussão conjuntamente, a requerimento do Sr. Senador Miranda do Vale, os pareceres N.°s 26 e 27, apresentando o Sr. Senador João de Freitas uma proposta que foi admitida e aprovada, falando os Srs. Senadores Rodrigues da Silva, Afonso Pala e Martins Cardoso. - Seguidamente discutem-se em conjunto, tambêm a requerimento do Sr. Senador Miranda do Vale, os pareceres N.º 28, 29 e 80, que foram aprovados. - Lê-se depois o parecer N.º 31, que foi aprovado. - Discute-se na generalidade o parecer N.° 32, usando da palavra os Srs. Senadores Ladislau Parreira, Rodrigues da Silva, João de Freitas e Nunes da Mata. Na especialidade, apresenta uma proposta de emenda, ao artigo 1.°, que foi aprovada, o Sr. Senador Ladislau Parreira. - No artigo 2.°, o mesmo Sr. Senador manda para a mesa uma proposta de aditamento e um novo artigo que são aprovados, bem como aparecer. - Estando esgotada a matéria que havia sido dada para ordem do dia, continua em discussão a proposta do Sr. Senador José Maria Pereira. Requerendo S. Exa. comparência do Sr. Ministro do Interior, interrompe-se a sessão. Reaberta com a presença do Sr. Ministro do Interior (Rodrigo Rodrigues) prossegue a discussão usando da palavra os Srs. Senadores Tomás Cabreira, Ministro do Interior (Rodrigo Rodrigues), José Maria Pereira, José de Pádua, João de Freitas, Miranda do Vale, Afonso de Lemos, que apresenta uma moção e Silva Barreto. - Lê-se na mesa um ofício do Ministério da Marinha, convidando o Sr. Presidente a assistir ao lançamento do destroyer "Douro" delegando S. Exa. essa missão em qualquer dos Srs. vice-presidentes. - Aprova-se a moção do Sr. Afonso de Lemos, ficando, por êsse motivo, prejudicada a do Sr. José Maria Pereira. - Seguidamente o Sr. Presidente encerra a sessão.

Srs. Senadores que compareceram à sessão:

Abílio Baeta das Neves Barreto.
Alfredo José Durão.
Amaro de Azevedo Gomes.
Anselmo Augusto da Costa Xavier.
Anselmo Bràamcamp Freire.
António Bernardino Roque.
António Brandão de Vasconcelos.
António Ladislau Piçarra.
António Maria da Silva Barreto.
Artur Rovisco Garcia.
Augusto Vera Cruz.
Carlos Richter.
Eduardo Pinto de Queiroz Montenegro.
Evaristo Luís das Neves Ferreira de Carvalho.
Francisco Correia de Lemos.
Inácio Magalhães Basto.