O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

32.ª ORDINÁRIA DO 3.° PERÍODO DA 1.ª LEGISLATURA

1912 - 1913

EM 24 DE JANEIRO DE 1913

Presidente o Exmo. sr. Anselmo Braamcamp Freire

Secretários os Exmos. Srs.

Bernardo Pais de Almeida
Evaristo de Carvalho

Sumário. - Chamada e abertura da sessão. Acta aprovada. Leitura do expediente.

Antes da ordem do dia. - O Sr. Senador Afonso Pala explica uma frase proferida no seu discurso duma das últimas sessões acêrca dos revolucionários civis. - Tem segunda leitura um projecto de lei da iniciativa do Sr. Senador Evaristo de Carvalho (praticantes de finanças). - O Sr. Senador Ladislau Piçarra alude à festa da árvore, bem como ao ensino industrial. - O Sr. Senador Nunes da Mata declara que faltou à sessão anterior por motivo de doença. - O Sr. Senador Goulart de Medeiros apresentou um projecto de lei regularizando a promoção dos médicos navais. - O Sr. Senador Bernardino Roque lê trechos duma, reclamação de sargentos que estiveram na fronteira, respondendo-lhe o Sr. Ministro da Guerra (Pereira Bastos). - O Sr. Senador João de Freitas pede providências para a longa ausência dum juiz da respectiva comarca (Moncorvo). Responde o Sr. Ministro da Justiça, (Álvaro de Castro).- Lê-se para entrar em discussão, o parecer N.º 35 (promoção dos sargentos ajudantes e aspirantes a oficial), que foi enviado à comissão de finanças a requerimento do Sr. Senador Miranda do Vale. - O Sr. Ministro das Colónias (Almeida Ribeiro), declara-se habilitado a discutir o parecer N.° 143.

Ordem do dia. - Prossegue a discussão do parecer N.º 124 (ensino técnico). - Continua o seu discurso o Sr. Ministro do Fomento (António Maria da Silva). - Sôbre o mesmo assunto usam da palavra os Srs. Senadores Alfredo Durão, que apresentou uma proposta; Tomeis Cabreira e Ladislau Piçarra. Tendo sido aprovada a proposta do Sr. Senador Durão, foi o projecto retirado da discussão. - Dispensada a leitura do parecer N.º 62, relativo ao estabelecimento dum pôrto de abrigo em Cascais, é o parecer pôsto em discussão, apresentando um requerimento, que foi retirado, os Srs. Senadores Abílio Barreto e João de Freitas. Posto o parecer à votação, foi aprovado, o que emplica a rejeição do projecto. - Lê-se o parecer N.º 248 (cosas baratas), usando da palavra os Srs. Senadores Bernardino Roque e Fortunato da Fonseca, que propõem que o projecto seja discutido na seguinte sessão; José Maria Pereira, que apresenta um requerimento, sendo aprovado o parecer da comissão de faianças, ficando por isso prejudicado o requerimento do Sr. Senador José Maria Pereira. - Encerra-se em seguida a sessão.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Abílio Baeta das Neves Barreto.
Alfredo José Durão.
Amaro de Azevedo Gomes.
Anselmo Augusto da Costa Xavier.
Anselmo Braamcamp Freire.
António Bernardino Roque.
António Ladislau Parreira.
António Ladislau Piçarra.
António Pires de Carvalho.
Bernardo Pais de Almeida.
Carlos Richter.
Domingos Tasso de Figueiredo.
Eduardo Pinto de Queiroz Montenegro.
Evaristo Luís das Neves Ferreira de Carvalho.
Faustino da Fonseca.
Francisco Correia de Lemos.
Inácio Magalhães Basto.
João José de Freitas.
Joaquim José de Sousa Fernandes.
José Afonso Pala.
José Nunes da Mata.