O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

59.ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 3.° PERÍODO DA 1.ª LEGISLATURA

1912-1913

EM 10 PE MARÇO DE 1913

Presidência do Exmo. Sr. Domingos Tasso de Figueiredo

Secretários os Exmos. Srs.

Artur Rovisco Garcia
Bernardo Pais de Almeida

Sumário. - Chamada e abertura da sessão.- Leitura e aprovação da acta. - Menciona-se o expediente. - É autorizado o Sr. Senador Elísio de Castro a ir depor no tribunal. - São aprovadas duas ultimas redacções. - O Sr. Ministro das Colónias (Almeida Ribeiro) responde a uma pregunta formulada em uma das últimas sessões acêrca da importação dos vinhos, Madeira e Pôrto, nas colónias. O Sr. Senador Goulart de Medeiros, agradece, mas discorda - O Sr. Senador Nunes da Mata declara que tem faltado às sessões por fazer parte do conselho disciplinar.

Antes da ordem do dia. - Continua em discussão o parecer n.° 66 (doença do sono). O Sr. Ministro das Colónias (Almeida Ribeiro) apresenta uma proposta de substituição. Usa da palavra o Sr. Senador Bernardino Roque. O Sr. Senador Vera Cruz requere, que a proposta transite para às comissões de higiene e colónias, o que foi aprovado.

Entra, depois, em discussão, o parecer n.º 68 (fomento de indústria pecuária usando da palavra o Sr; Senador Miranda do Vale. Aprova-se a generalidade do parecer Na especialidade, o Sr. Senador Estevão de Vasconcelos apresenta uma proposta de aditamento, usando da palavra os Srs. Senadores Miranda do Vale, Abílio Barreto e Cristóvão Moniz. Os Srs. Senadores José Maria Pereira, Feio Terenas mandam para a mesa pareceres respectivamente das comissões de Regimento.

Ordem do dia. - Continua em discussão a proposta do Sr. Ministro do Interior (Rodrigo Rodrigues) sôbre o parecer n.° 123, usando da palavra e mandando propostas para a mesa os Srs. Senadores Leão Azêdo, Ministro do Interior (Rodrigo Rodrigues), Bernardino Roque, Miranda do Vale e Goulart de Medeiros. O Sr. Senador Ladislau Piçarra propõe que todas as propostas vão à comissão de instrução para emitir parecer, o que é aprovado. O Sr. Senador Goulart de Medeiros propõe que seja agregado à comissão de instrução o Sr. Senador Ladislau Piçarra, o que foi aprovado. Procedendo-se à contagem, a requerimento do Sr. Senador Silva Barreto, verificou-se haver número suficiente.

Antes de se encerrar a sessão. - O Sr. Bernardino Roque requere que o parecer das comissões de colónias e higiene, reunidas, seja impresso no "Sumário", para entrar em discussão na próxima quarta feira.

Publicam-se no final do "Diário" duas propostas, da iniciativa dos Srs. Senadores Sousa da Câmara e Abílio Barreto, concernentes ao parecer n.° 123.

Seguidamente encerra-se a sessão.

Abertura da sessão ás 14 horas e 30 minutos.

Presentes 30 Srs. Senadores.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Abílio Baeta das Neves Barreto.
Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.
Alfredo José Durão.
Amaro de Azevedo Gomes.
Anselmo Augusto da Costa Xavier.
António Bernardino Roque.
António Brandão de Vasconcelos.
António Ladislau Piçarra.
António Maria da Silva Barreto.
António Pires de Carvalho.
Artur Rovisco Garcia.
Augusto de Vera Cruz.
Bernardo Pais de Almeida.
Carlos Richter.