O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

64.º SESSÃO ORDINÁRIA DO 3.º PERÍODO DA 1.ª LEGISLATURA

1912-1913

EM 25 DE MARÇO DE 1913

Presidência do Exmo. Sr. Anselmo Braamcamp Freire

Secretários os Exmos. Srs.

Bernardo Pais de Almeida
Evaristo de Carvalho

Sumário. - Chamada e abertura da sessão. - Leitura e aprovação da acta, - Expediente. - Voto de sentimento pelo atentado de que foi vitima o Rei da Grécia, e interrupção da sessão por cinco minutos. - Os Srs. Senadores Anselmo Xavier e lasso de Figueiredo mandam papéis para a mesa. - O Sr. Senador Bernardino Roque ocupa-se dos abonos aos militares que estiveram na fronteira, respondendo o Sr. Ministro da Guerra (Pereira Bastos). - O Sr. Senador Brandão de Vasconcelos refere-se a documentos exigidos aos mancebos que estão fora do país, segundo a lei do recrutamento. Responde o mesmo Sr. Ministro.

Antes da ordem do dia. - Parecer n.° 70 sôbre a urgência das propostas no Senado. É aprovado depois de falarem sôbre êle os Srs. Senadores Feio Terenas e Brandão de Vasconcelos, que apresenta uma emenda. - Parecer n.° 76 sôbre o Guarda da cidadela de Cascais; usam da palavra sôbre êste parecer os Srs. Senadores Nunes da Mata e Cupertino Ribeiro.

Ordem do dia. - Segundo pertence do parecer n.º 123 (escolas normais). Usam da palavra os Srs. Senador Ladislau Piçarra e Ministro do Interior (Rodrigo José Rodrigues), sendo aprovada a generalidade e parte da especialidade, entrando na discussão desta é Sr. Ministro do Interior e os Srs. Senadores José de Pádua, Ladislau Piçarra, Feio Terenas. - O Sr. Presidente do Ministério (Afonso Costa) pede urgência para uma proposta de lei relativa à contribuição predial, sendo a urgência aprovada em votação nominal. A proposta de lei é aprovada na generalidade e especialidade, tendo falado sôbre o assunto os Srs. Senadores Brandão de Vasconcelos, e Rovisco Garcia. O Sr. Senador Estêvão de Vasconcelos requere e é aprovado que seja dispensada a última redacção.- A sessão é encerrada.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Abílio Baeta das Neves Barreto.
Alfredo José Durão.
Amaro de Azevedo Gomes.
Anselmo Augusto da Costa Xavier.
Anselmo Braamcamp Freire.
António Bernardino Roque.
António Brandão de Vasconcelos.
António Ladislau Parreira.
António Ladislau Piçarra.
António Maria da Silva Barreto.
António Ribeiro Seixas.
Artur Augusto da Costa.
Augusto de Vera Cruz.
Bernardo Pais de Almeida.
Domingos Tasso de Figueiredo.
Faustino da Fonseca.
Inácio Magalhães Basto.
Joaquim José de Sousa Fernandes.
José António Arantes Pedroso Júnior.
José de Cupertino Ribeiro Júnior.
José Maria de Moura Barata Feio Terenas.
José Maria Pereira.
José Nunes da Mata.
Luís Fortunato da Fonseca.
Manuel Goulart de Medeiros.
Ramiro Guedes.
Ricardo Pais Gomes.

Srs. Senadores que entraram durante a sessão:

Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.
Alberto Carlos da Silveira.