O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

APÊNDICE

AO

DIÁRIO DAS SESSÕES DO SENADO

SESSÃO LEGISLATIVA DE 1912-1913

Sessão n.° 88, em 28 de Abril de 1913 (a p. 15, col. 2.ª, lin. 47, do respectivo "Diário")

O Sr. Feio Terenas: - Sr. Presidente: sigo tambêm na ordem das praxes parlamentares. Os Senadores do partido evolucionista não podem deixar de dar o seu apoio ao Govêrno em todas as questões de interesse geral: tais são as questões de ordem pública, como aquela que temos submetida à nossa apreciação.

A moção apresentada pelo ilustre Senador Sr. Estêvão de Vasconcelos exprimia que o Senado dará a sua confiança ao Govêrno em tudo o que seja manter a ordem. Essa confiança é tambêm a que nós lhe damos, o que não significa própriamente uma confiança de ordem política.

Sr. Presidente: o partido evolucionista determina-se sempre por elevados sentimentos de patriotismo, e, quando se trata de defesa da República, estou convencido, posso assegurá-lo, de que nem um só dos membros do meu partido deixará de ir até onde a República careça do nosso auxílio.

Oxalá que o Govêrno, usando das medidas que julgar convenientes para a manutenção da ordem, outras promulgue de maneira a que a pacificação dos espíritos se torne um facto, e termine o estado de dúvidas e perturbações em que vivemos.

Dito isto, nada mais tenho a acrescentar.

Faço votos, Sr. Presidente, para que o Govêrno se inspire nos altos interesses da Pátria e da República, e consiga levar a ordem aonde a desordem se manifeste; esperança e confiança nas novas instituições, aonde tibiezas ou desalentos constituem um mal de cujas responsabilidades os próprios governos não podem fugir.

Sessão n.° 94, em 6 de Maio de 1913 (a p. 41, col. 2.ª, lin. 19, do respectivo "Diário")

O Sr. Feio Terenas: - Parecerá estranho que eu peça a palavra sôbre êste artigo. Se assim procedo é porque, rialmente, não conheço, nem posso conhecer com rapidez, nesta forma de discussão a galope, a lei em contrário. Por isso, Sr. Presidente, há pouco pedi a contagem e, quando um Senador faz êsse pedido, que equivale a um requerimento, a contagem tem de se fazer, e não é pela declaração de qualquer membro da Câmara que se apura se há ou não número.

Ainda, Sr. Presidente, com respeito ao que disse o Sr. Presidente do Ministério, que o Senado tem aprovado diplomas, em pouco tempo, bem mais complexos do que o que nos é apresentado para discussão rápida e urgente, isso é com o Senado, e